Operação em Venâncio Aires desarticula grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas e homicídios

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Venâncio Aires e com apoio da Brigada Militar, deflagrou na manhã de quinta-feira (10/04) uma operação policial no município de Venâncio Aires. A ação integra uma investigação sobre uma tentativa de homicídio ocorrida no início de 2024, com indícios do envolvimento de uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, o objetivo foi coletar provas relacionadas ao crime e à atuação do grupo criminoso. Como resultado, quatro pessoas foram presas — três em flagrante por tráfico de drogas e uma por prisão preventiva. Também foram apreendidos celulares, entorpecentes e dinheiro.
Segundo o Delegado Guilherme Dill, dois indivíduos foram ordenados a executar uma pessoa, a mando de um traficante de maior escalão da facção. Entretanto, a suposta execução tratava-se de uma emboscada contra um dos próprios envolvidos, que desconfiou da armadilha e tentou fugir. Durante a fuga, o homem foi alvejado por disparos de arma de fogo, mas sobreviveu.
A vítima foi socorrida, levada ao hospital e colaborou com as investigações, relatando em detalhes o plano criminoso durante o registro da ocorrência.
As investigações seguem em andamento com o intuito de identificar e responsabilizar os demais integrantes do grupo. De acordo com o Delegado Dill, a operação está inserida em uma estratégia da Polícia Civil para intensificar o combate ao tráfico de entorpecentes e à criminalidade organizada na região.
“A resposta da Polícia Civil é firme diante da violência e da articulação de grupos criminosos. A atuação integrada com a Brigada Militar tem sido fundamental para garantir mais segurança à população”, afirmou o delegado.