Jovem natural de Nova Prata e morador de Protásio Alves, é aprovado na Universidade de São Paulo após anos de dedicação aos estudos

A história inspiradora de Natan Alban, jovem natural de Nova Prata e atualmente morador de Protásio Alves, vem ganhando destaque após sua aprovação no curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP), um dos mais concorridos do país. A Rádio Ativa conversou com o estudante, que contou como superou diversos desafios para alcançar esse sonho.

Meu nome é Natan Alban e nasci em Nova Prata em 2003. Na época, meus pais trabalhavam na Vipal Borrachas até 2008, quando nasceu meu irmão mais novo e nos mudamos para Protásio Alves, onde vivo até hoje. Sempre tivemos uma vida simples, mas nunca passamos necessidades”, relata.

Desde cedo, Natan ajudava nas tarefas da família, mas sempre teve incentivo para os estudos. “Meus pais sempre quiseram que eu fosse médico, e desde criança esse também era meu desejo”, conta. No ensino médio, iniciou a preparação para os vestibulares com o objetivo de ingressar em uma universidade pública, pois não havia condições financeiras para cursar medicina em uma instituição particular.

Sem cursinhos preparatórios presenciais na região, Natan optou por estudar sozinho em casa, utilizando plataformas online. Durante três anos, dedicou-se intensamente aos estudos, com rotinas diárias de até 10 horas. O esforço valeu a pena: foi aprovado para medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), onde começou as aulas no domingo, 10 de março.

Contudo, um mês depois, veio uma surpresa: “Em meio a uma aula, recebo um e-mail da USP: ‘Seja muito bem-vindo à USP!’. Pensei que fosse brincadeira, mas era real. Fui aprovado na lista de espera”, lembra emocionado. Para ele, esse foi o momento mais feliz da vida.

“Nunca imaginei que poderia cursar medicina na melhor universidade da América Latina. Sempre pensei que fosse coisa para gênios, mas eu cheguei lá com muito esforço”, afirma. Já em São Paulo, Natan iniciou suas aulas na Faculdade de Medicina da USP e ficou impressionado com a estrutura da universidade e do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Gosto muito da cidade de São Paulo. A universidade é imponente e o campus em Pinheiros é incrível”, completa.

Com sua trajetória, Natan deseja inspirar outros jovens do interior: “Mesmo com dificuldades, é possível chegar nas maiores e mais renomadas instituições do país. Basta acreditar, ter disciplina e não desistir”.

Fonte: Rádio Ativa
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo