Frente fria chega ao Sul com chuvas isoladas e promete geadas na próxima semana
Instabilidade antecede declínio acentuado das temperaturas, com previsão de madrugadas geladas e formação de geada nas regiões de maior altitude

O tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira com o avanço de uma nova frente fria. A aproximação do sistema trará chuvas esparsas e mal distribuídas, especialmente na Metade Norte do estado. A precipitação deve ocorrer de forma irregular entre sexta e sábado, podendo ser intensa apenas em áreas muito localizadas, com risco de temporais isolados. No sábado, o clima tende a melhorar gradualmente com a chegada de um ar seco e mais frio, segundo a Metsul.
As temperaturas começam a cair no final de semana, marcando o início de um período com madrugadas bastante frias. No sábado à noite, os termômetros já devem registrar entre 11ºC e 13ºC em cidades da fronteira com o Uruguai, Campanha e Serra do Nordeste. O frio se intensifica no domingo, com mínimas abaixo dos 10ºC em várias regiões. Na segunda-feira, o amanhecer promete ser ainda mais gelado, com temperaturas próximas ou abaixo de 5ºC, especialmente nos Campos de Cima da Serra e no Sul gaúcho.
A partir de domingo e até quarta-feira, há condições favoráveis à formação de geada, sobretudo nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e também no Planalto Sul de Santa Catarina. A madrugada de terça-feira deve ser a mais fria da sequência, com temperaturas negativas ou próximas de zero em pontos isolados. Essas condições exigem atenção dos produtores rurais, já que a geada pode impactar culturas sensíveis ao frio.