EUA aumentam tarifa contra produtos chineses para 125% em anúncio feito por Trump
Presidente dos Estados Unidos anuncia também redução temporária de taxas recíprocas a outros países

Na tarde de quarta-feira, 09 de abril, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou por meio da plataforma Truth Social o aumento imediato da tarifa sobre produtos da China para 125%. Além disso, informou a redução das tarifas recíprocas para outros países por 90 dias.
“Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato”, afirmou Trump.
O presidente explicou que a medida é uma resposta à conduta comercial chinesa, considerada por ele como exploratória e insustentável. Em contrapartida, destacou o esforço de mais de 75 países que, segundo ele, têm buscado negociar de forma amigável com os Estados Unidos sem represálias.
“Autorizei uma pausa de 90 dias e uma tarifa recíproca substancialmente reduzida, de 10%, também com efeito imediato”, completou o mandatário.
A decisão intensifica a já tensa relação comercial entre as duas maiores economias do mundo e sinaliza um novo capítulo na política tarifária norte-americana.