O que esperar do clima para o mês de março que será de calor extremo no RS

O mês de março de 2025 promete temperaturas extremamente elevadas no Rio Grande do Sul, com máximas que podem ultrapassar os 40°C em diversas cidades. Os primeiros dez dias do mês serão os mais quentes, com anomalias de temperatura entre 10°C e 13°C acima do normal, tornando este período um dos mais abrasadores já registrados para março. O calor intenso será acompanhado por tempo seco e escassez de chuvas, principalmente no Sul e Sudeste do Brasil, conforme previsão da Metsul.

A influência de um bloqueio atmosférico impedirá a formação de chuvas significativas durante os primeiros dez dias do mês, agravando a situação de calor extremo. Esse padrão favorece a permanência de ar seco e quente, reduzindo a umidade e impedindo o avanço de frentes frias. Embora o outono meteorológico comece em março, o clima ainda será predominantemente de verão, com dias longos, altas temperaturas e chuvas irregulares.

Na segunda metade do mês, a tendência é de um retorno gradual da chuva para o Sul e Sudeste, mas os volumes ainda devem ficar abaixo da média histórica. Algumas áreas isoladas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem registrar chuvas intensas, especialmente devido à combinação de calor e umidade, mas a irregularidade das precipitações permanecerá, com janelas prolongadas de tempo seco.

Além disso, algumas áreas costeiras do Sul e Sudeste poderão enfrentar chuvas intensas causadas pela infiltração de umidade do mar, especialmente entre o Litoral Norte do Rio Grande do Sul e o litoral do Rio de Janeiro. Esse tipo de fenômeno aumenta o risco de precipitações excessivas e deslizamentos de terra, principalmente em regiões de topografia acidentada. No entanto, de forma geral, março será marcado pelo calor extremo e pela escassez de chuvas, tornando-se um mês atípico para o período de transição entre verão e outono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo