Abono salarial PIS-Pasep começa a ser pago na próxima semana: veja quem tem direito

A Caixa Econômica Federal inicia, na próxima segunda-feira (17), o pagamento do Abono Salarial PIS-Pasep calendário 2025, referente ao ano-base 2023. O benefício será liberado de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos trabalhadores, e seguirá até o final do ano. O primeiro grupo contemplado será o de trabalhadores nascidos em janeiro, que, neste mês, terão acesso a R$ 2,1 bilhões em pagamentos, beneficiando cerca de 1,8 milhão de pessoas.

O Abono Salarial é um direito garantido por lei (Lei nº 7.998/90) e pode chegar ao valor de um salário-mínimo, variando conforme o tempo de serviço no ano-base. Para ter direito ao pagamento, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, ter exercido atividade formal por no mínimo 30 dias em 2023, com uma remuneração mensal média de até dois salários-mínimos. Além disso, o empregador deve ter informado corretamente os dados do funcionário na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Os trabalhadores vinculados a empresas privadas receberão o abono pela Caixa Econômica Federal, enquanto os servidores públicos, inscritos no PASEP, terão o pagamento efetuado pelo Banco do Brasil. O saque pode ser feito diretamente na conta bancária para quem tem conta na Caixa, enquanto os demais beneficiários terão acesso ao valor pela Poupança Social Digital, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso a conta digital não seja aberta, o saque poderá ser realizado com o Cartão Social e senha, nos terminais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes bancários.

Ao longo do calendário de pagamentos, aproximadamente 22 milhões de trabalhadores terão acesso ao benefício. Para garantir o saque sem problemas, é essencial que os dados estejam corretos e que o beneficiário siga o calendário divulgado pela Caixa e pelo Banco do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo