Homologação do Sistema PAPI no Aeroporto Hugo Cantergiani avança e entra na fase final

O processo de homologação do sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator) da cabeceira 33 do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, está em sua fase final e deve ser concluído nos próximos dias, dependendo apenas da realização do voo de inspeção por parte do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira.

O anúncio da nova etapa foi feito pelo Prefeito Adiló Didomenico no 1º PrefaCast, na noite de sexta-feira, 25 de abril. Durante a transmissão, Adiló também informou que o edital para as obras de ampliação do terminal de passageiros deve ser publicado na primeira quinzena de maio.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) confirmou na quinta-feira, 24 de abril, que todo o processo técnico do sistema PAPI está aprovado e que ambas as cabeceiras da pista (15 e 33) encontram-se aptas para receber a inspeção final do GEIV, restando apenas condições meteorológicas favoráveis para que o voo seja remarcado e realizado.

Com a conclusão da inspeção, o sistema PAPI estará oficialmente pronto para uso.

“É mais um avanço significativo na segurança operacional do Aeroporto Hugo Cantergiani, especialmente em condições de baixa visibilidade, contribuindo para a precisão das aproximações”, destacou o Prefeito.

Sobre o PAPI:

O sistema PAPI é um auxílio visual fundamental para pilotos durante o procedimento de aproximação final para pouso, indicando, por meio de luzes coloridas, se a aeronave está acima, abaixo ou na rampa ideal de descida. Sua presença é determinante para a segurança das operações aéreas, principalmente em aeroportos que buscam avançar em sua categoria operacional.

Desativação dos AVASIS:

O diretor do Aeroporto, Cleberson Babetzki, informa que, conforme previsto no plano de modernização do sítio aeroportuário, assim que o sistema PAPI estiver homologado e operacional, será solicitada a desinstalação física dos equipamentos AVASIS (indicadores visuais de trajetória de aproximação) e o consequente cancelamento de suas respectivas homologações junto aos órgãos competentes, encerrando a transição para uma tecnologia mais moderna e precisa.

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