Fim do estepe? Entenda por que ele está desaparecendo dos carros novos

Nova tendência automotiva aposta em kits de reparo para substituir o tradicional pneu sobressalente

Cada vez mais comum nas ruas, os carros novos estão deixando de lado o clássico pneu estepe — e até mesmo sua versão mais fina — em favor de soluções mais leves e modernas, como os kits de reparo emergencial. A substituição, que já era visível nos modelos mais compactos, agora ganha espaço até em veículos de categorias superiores, trazendo mudanças no dia a dia dos motoristas.

A transição ocorre por diversos motivos, com destaque para a redução de custos de produção e aumentos na eficiência do veículo, já que eliminar o estepe ajuda a diminuir o peso total e, consequentemente, melhora o consumo de combustível. Além disso, a retirada do pneu sobressalente libera espaço interno, especialmente relevante em modelos híbridos e elétricos, que já sofrem com limitações no porta-malas. Tecnologias como os pneus “run flat” e “seal”, que resistem a furos ou selam automaticamente pequenos danos, também contribuíram para essa mudança.

Mesmo com a mudança de perfil, o Código de Trânsito Brasileiro permite a substituição do estepe, desde que o veículo conte com um método funcional de reparo em caso de emergências. O kit de reparo, que inclui selante, sonda e compressor, possibilita uma solução prática para furos simples, mas exige atenção: não é uma solução definitiva e o pneu reparado deve rodar apenas em baixas velocidades até ser trocado ou consertado de forma adequada.

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