Moradores realizam novo protesto para agilidade na construção da ponte de Santa Bárbara

Na manhã desta quinta-feira santa, moradores da região de Linha Alcântara, em São Valentim do Sul, voltaram às ruas para cobrar o início das obras da nova ponte na localidade de Santa Bárbara. O movimento começou por volta das 9h e reflete o descontentamento crescente da população diante da demora para a execução do projeto.
O impasse gira em torno da lentidão nos trâmites burocráticos. A empresa responsável pela obra chegou a ser notificada em fevereiro pelo Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) por não apresentar a documentação completa dentro do prazo estabelecido. Após a entrega dos papéis pendentes, ainda foram exigidas complementações técnicas, que atrasaram ainda mais o cronograma.
A construção da ponte, orçada em R$ 31,3 milhões, tem recursos federais e estaduais, sendo a maior parte proveniente do governo federal. Apesar do contrato prever o início das obras até o final de abril deste ano, a inauguração, que antes era esperada para o segundo semestre de 2025, foi adiada para fevereiro de 2026. Enquanto isso, a comunidade segue mobilizada, exigindo mais agilidade e compromisso com a infraestrutura local.