Ponte mais alta do mundo será inaugurada na China

A China está prestes a entregar mais um marco em sua impressionante trajetória de megaconstruções: uma ponte que ultrapassará todos os recordes de altura no mundo, cruzando o imponente Grand Canyon Huajiang. Prevista para ser inaugurada no fim de junho de 2025, a nova estrutura está situada na província de Guizhou, região caracterizada por terrenos desafiadores e montanhas abruptas.
Com 625 metros de altura em relação ao rio, essa ponte deixará para trás o famoso Viaduto Millau, da França, atualmente considerado o mais alto do mundo. A travessia, que antes exigia até duas horas, será feita em apenas um minuto graças à nova obra, trazendo ganhos logísticos expressivos e ampliando a integração regional no sudoeste chinês.
A ponte, construída com treliças de aço que somam 22 mil toneladas — o equivalente a três Torres Eiffel —, atinge quase 2.900 metros de extensão. Desde o início das obras, em janeiro de 2022, a engenharia envolvida tem chamado a atenção mundial. Guizhou, aliás, já abriga quase metade das cem pontes mais altas do planeta, consolidando-se como um epicentro da engenharia moderna.