Calor escaldante atinge o RS nesta terça-feira e pode causar temporais
O Rio Grande do Sul enfrentará uma onda de calor extremo nesta terça-feira, com temperaturas que ultrapassam os 40ºC em mais da metade do Estado. Até mesmo o litoral, onde o calor intenso costuma ser amenizado pela influência do mar, terá um dia escaldante. Em algumas regiões, os termômetros já devem marcar acima de 35ºC logo pela manhã.
Segundo a MetSul, a combinação do calor excessivo com a umidade pode desencadear fortes áreas de instabilidade entre a tarde e a noite. A previsão aponta para chuvas irregulares, que podem ser intensas em alguns locais. Essa condição aumenta a chance de temporais isolados e vendavais, com rajadas de vento potencialmente fortes.
Os quase 500 municípios gaúchos sentirão os efeitos da onda de calor, com máximas próximas ou superiores aos 40ºC. Cidades como Veranópolis, onde será feriado de Nossa Senhora de Lourdes, também terão um dia de sol intenso, com temperaturas chegando a 32ºC.
Diante do cenário de calor extremo e possível instabilidade, recomenda-se hidratação constante, uso de roupas leves e atenção às mudanças repentinas no tempo. A MetSul reforça o alerta para ventos fortes e riscos de tempestades isoladas, que podem causar transtornos à população.