Tragédia em Três Passos: homem se sacrifica para salvar sobrinha em incêndio
Uma tragédia abalou a cidade de Três Passos, no Rio Grande do Sul, no último domingo (2), quando um incêndio de grandes proporções consumiu uma casa de madeira e tirou a vida de um homem e sua sobrinha. Paulo André de Oliveira, de 46 anos, não hesitou em voltar ao local em chamas para tentar resgatar Maria Eduarda Oliveira, de apenas 7 anos, que ainda estava dentro da residência. Apesar dos esforços, ambos perderam a vida.
O incêndio teve início por volta das 12h25min, durante um almoço em família na rua Zeferino Brasil, no bairro Frei Olímpio. De acordo com as investigações iniciais, a principal hipótese para a origem do fogo é um vazamento de gás em um botijão próximo a um fogareiro portátil. A válvula de segurança teria estourado, espalhando rapidamente as chamas pela casa, que foi completamente destruída. Os bombeiros levaram cerca de quatro horas para conter o incêndio.
Mesmo tendo a chance de escapar, Paulo voltou para buscar a sobrinha e tentou protegê-la no banheiro, ligando o chuveiro para amenizar o calor. No entanto, acabou inalando a fumaça tóxica e desmaiou no local. A menina foi resgatada por vizinhos e familiares que conseguiram quebrar uma parede, mas, apesar dos esforços médicos, faleceu no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre na manhã de segunda-feira (3).
Nas redes sociais e entre os familiares, a comoção é grande. “Ele morreu como um herói”, declarou Cleiton Souza, sobrinho de Paulo e primo de Maria. A mãe da menina também homenageou o irmão: “Meu herói! Deu a vida para tentar salvar nossa pequena Maria”. A Polícia Civil segue investigando o caso e aguarda os laudos periciais para determinar com exatidão as causas do incêndio.
Com informações de GZH, fotos arquivo pessoal.