Polícia Federal realiza operação contra crimes de abuso sexual infantil no interior do RS
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22/1), a Operação Anhangá, que tem como objetivo combater o armazenamento de imagens e vídeos relacionados ao abuso sexual infantojuvenil.
Na ação de hoje, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos por policiais federais. Durante as buscas, foram identificados arquivos digitais contendo imagens de exploração sexual infantil. Um homem foi preso em flagrante no município de Jaguari/RS.
As investigações começaram após o recebimento de informações que apontavam para o armazenamento e posse de vídeos e imagens de exploração sexual infantojuvenil na internet. O suspeito poderá responder pelos crimes de armazenamento, produção e divulgação de conteúdo de abuso sexual infantil, que juntos podem resultar em uma pena de até 18 anos de reclusão.
A Polícia Federal mantém uma unidade especializada no combate a crimes relacionados à exploração sexual infantojuvenil, reafirmando o tema como uma das prioridades da Instituição.
O nome da operação, Anhangá, faz referência a uma entidade protetora da floresta e dos inocentes, frequentemente descrita como um espírito guardião que pune aqueles que ameaçam o equilíbrio natural ou moral.