Chuva intensa e temporais com ventos de até 100 km/h são previstos para o Rio Grande do Sul

Defesa Civil emite alerta para possíveis alagamentos e cheias em arroios e rios menores nas próximas 48 horas

A Sala de Situação atualizou as condições climáticas e a previsão meteorológica para os dias 19 e 20 de janeiro, indicando chuvas intensas, ventos fortes e risco de alagamentos em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Os acumulados de chuva poderão variar entre 40 e 80 mm em áreas como Sul, Campanha, Oeste, Centro, Costa Doce, Nordeste, Norte, Litoral Sul e Médio. Em pontos do Sul e Extremo Sul, os volumes podem atingir até 120 mm. Nas demais regiões, os acumulados deverão ser inferiores a 40 mm.

No domingo (19), uma área de baixa pressão irá se deslocar pelo Estado em direção ao oceano, provocando chuvas moderadas a fortes acompanhadas de descargas elétricas, temporais intensos com queda de granizo e rajadas de vento de até 80 km/h. Áreas como Oeste, Campanha, Sul, Centro, Missões, Noroeste e Nordeste devem registrar volumes de precipitação entre 25 e 50 mm por dia, podendo alcançar até 70 mm em pontos isolados. Rajadas de vento podem superar pontualmente os 80 km/h.

Na madrugada e ao longo da segunda-feira (20), a área de baixa pressão seguirá em direção ao oceano, mantendo os temporais intensos em várias regiões do Estado. Os acumulados de chuva deverão ficar entre 20 e 50 mm/dia na Campanha, Costa Doce, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Norte, Nordeste e Litoral Médio e Norte. No Sul, os volumes podem ser ainda maiores, variando entre 50 e 80 mm/dia e atingindo pontualmente 100 mm/dia no Extremo Sul. Rajadas de vento intensas, entre 60 e 80 km/h, podem alcançar até 100 km/h junto às instabilidades.

A condição hidrológica atual apresenta níveis de normalidade ou baixos em todo o Estado, com tendência de estabilidade ou declínio. No entanto, devido à previsão de precipitações moderadas a altas (entre 50 e 100 mm), foi emitido ALERTA para as bacias hidrográficas do Pardo, Baixo Jacuí, Negro, Camaquã e Mirim-São Gonçalo. Nessas áreas, há risco de cheias em arroios e pequenos rios, que não possuem monitoramento, além de alagamentos em áreas urbanas devido à alta intensidade das chuvas.

Leia também:  Alerta da Defesa Civil: chuva e vento fortes podem atingir Sul, Litoral Sul, Costa Doce e Centro do RS

Recomendações da Defesa Civil:

  • Feche bem janelas e portas.
  • Desligue aparelhos elétricos e feche os registros de água e gás.
  • Se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de sinalização.
  • Evite se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas.
  • Não atravesse áreas alagadas a pé ou de carro.
  • Abrigue animais domésticos em segurança.

Para informações sobre Planos de Contingência em caso de desastre, consulte a Defesa Civil local. Em caso de emergência, entre em contato pelos números 190 ou 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo