Volume de chuva ultrapassa 200 mm em cidades de SC: situação crítica exige atenção redobrada

A forte chuva que atinge Tijucas e região desde esta semana pegou a população de surpresa. Segundo Ronaldo Coutinho, meteorologista da Clima Terra, o volume de chuva já ultrapassou os 200 milímetros na cidade. “Essa chuva pegou todo mundo de calça curta, não era para chover nessa intensidade”, afirmou Coutinho em entrevista ao Jornal Razão.

O especialista alertou que o mau tempo deve continuar durante a noite desta quinta-feira (16) e se estenderá ao longo de sexta-feira. Apesar de possíveis períodos de melhora, há previsão de novas pancadas fortes. Ele reforça a necessidade de atenção, especialmente para moradores de áreas de encosta e locais propensos a alagamentos.

Para quem planeja viajar, a orientação é buscar informações atualizadas com a Polícia Rodoviária sobre as condições das estradas, que podem ser afetadas pelo alto volume de água acumulada.

O sistema climático responsável pelas chuvas intensas permanece estacionado sobre a região, afetando desde Tijucas até Florianópolis. Em cidades próximas, como Nova Trento, a chuva também tem elevado o nível dos rios, aumentando os riscos de transbordamento em diversos pontos. Moradores de áreas mais baixas estão sendo orientados a se preparar para possíveis evacuações, caso o cenário se agrave.

A previsão indica que, após essa instabilidade, o tempo deve começar a se estabilizar no sábado (18), apresentando características típicas de verão, com sol, nuvens e possibilidade de trovoadas à tarde. No entanto, até lá, a recomendação é de máxima atenção. Quem reside em áreas de risco deve buscar locais seguros para evitar maiores problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo