HSJB capta R$ 1,25 milhão no Pronon para aquisição de mamógrafo digital
Projeto aprovado no programa prevê contrapartida de 2.200 mamografias gratuitas para Nova Prata e região
O Hospital São João Batista (HSJB) foi contemplado no Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) para captar R$ 1.256.041,60, destinados à aquisição de um mamógrafo digital. A confirmação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira, 23.
O valor será arrecadado junto a empresas com regime tributário de lucro real, que podem doar até 1% do Imposto de Renda devido. “Quem nos estimulou a enviar os projetos nos últimos anos foi a Vipal Borrachas, a quem agradecemos”, destacou Marcos Santori, administrador do HSJB.
O projeto será apresentado a empresas da região, que poderão realizar depósitos diretamente na conta específica do projeto. “Após a captação, aquisição e entrega do equipamento, o valor será automaticamente transferido pelo Ministério da Saúde para a empresa que apresentar o melhor preço”, explicou Santori.
Contrapartida: 2.200 mamografias gratuitas
Como contrapartida, o HSJB se compromete a realizar 100 mamografias gratuitas por mês durante 22 meses, totalizando 2.200 exames. Esses serviços serão oferecidos gratuitamente ao município de Nova Prata e outras localidades conveniadas com o hospital.
Vantagens da mamografia digital
- Menor tempo de realização do exame;
- Maior conforto para as pacientes;
- Imagens de alta definição do tecido mamário e glândulas;
- Mais precisão no diagnóstico;
- Detecção precoce de nódulos, microcalcificações e tumores.
O que é o Pronon?
Criado pela Lei nº 12.715/12, o Pronon é um programa do Ministério da Saúde que incentiva projetos voltados à prevenção e combate ao câncer. Ele permite captar recursos para promover ações como informação, pesquisa, diagnóstico, tratamento, cuidados e reabilitação, além de ampliar a oferta de serviços oncológicos no Brasil.