Operação em Arroio do Sal prende duas pessoas por furto de cabos e energia

Ação da Secretaria da Segurança Pública e CEEE Equatorial destaca a gravidade do crime e incentiva denúncias anônimas

Durante a manhã desta terça-feira (17), cinco recicladoras de pequeno e grande porte foram fiscalizadas como parte da Operação Fios e Cabos, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) em parceria com a CEEE Equatorial e operadoras de telefonia e telecomunicações.

A primeira prisão ocorreu logo no início da operação, em uma empresa de reciclagem na Praia Azul, em Arroio do Sal, no Litoral Norte. Técnicos da distribuidora identificaram uma ligação clandestina de energia, levando à prisão em flagrante do responsável por furto.

Já no quinto local fiscalizado, uma recicladora de pequeno porte no bairro Quatro Lagos, no mesmo município, foram encontrados 19 quilos de fios e cabos de alumínio pertencentes à CEEE Equatorial. O material foi apreendido, e o responsável preso em flagrante por receptação.

Furto de cabos: um crime com riscos fatais

O furto de cabos e equipamentos da rede elétrica, além de ser crime, pode provocar acidentes graves e fatais, impactar o fornecimento de energia e comprometer serviços essenciais. A comercialização desse material também configura crime.

A população pode ajudar a combater essa prática, denunciando de forma anônima pelo telefone 181 ou pela central de atendimento da CEEE Equatorial: 0800 642 4900.

O combate ao furto de energia é prioridade para a distribuidora desde que o Grupo Equatorial Energia assumiu a gestão da companhia em julho de 2021. Inspeções rotineiras são realizadas em parceria com a Polícia Civil, tratando-se de crime tipificado no Código Penal Brasileiro.

“Quem desvia energia faz com que todos os consumidores paguem uma tarifa mais cara. E, no caso do comércio, há ainda uma concorrência desleal com os estabelecimentos que atuam de forma regular”, afirmou o Executivo de Perdas da CEEE Equatorial, Sidney da Costa.

Só em 2024, a distribuidora já registrou 81 prisões relacionadas ao furto de energia e equipamentos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo