Brasil terá maior alíquota do mundo após reforma tributária no Senado
As concessões de última hora no projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária farão o Brasil ter a maior alíquota de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) do planeta. O futuro IVA será de 28,55%, superando a Hungria, país que atualmente cobra 27% e lidera a cobrança desse tipo de tributo. Aprovada pelo Senado na quinta-feira (12), a proposta voltará a Câmara dos Deputados.
Apenas a inclusão do setor de saneamento na alíquota reduzida em 60% elevará a alíquota em 0,38 ponto percentual. Apresentado pelo relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), o cálculo de 28,55% é preliminar. O número poderá subir após o secretário extraordinário da Reforma Tributária no Ministério da Fazenda, Bernard Appy, apresentar os cálculos definitivos.
“O governo está satisfeito com a aprovação do PLP 68, mas sempre ressaltando que o governo preferiria que houvesse menos exceções, mas isso faz parte da construção política”, afirmou Appy após o fim da votação no Senado.
O texto aprovado pela Câmara dos Deputados previa alíquota padrão de 27,97%, que superava a da Hungria. A tramitação no Senado elevou a alíquota em 0,58 ponto. Isso ocorre porque, ao dar tratamentos especiais para determinados setores da economia, os demais segmentos deverão pagar alíquotas mais altas para que o governo arrecade o mesmo.
Os cálculos foram realizados com base na premissa da reforma de não elevar a carga tributária (peso dos tributos sobre a economia). Para que a arrecadação dos tributos sobre o consumo continue em 12,45% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos), a soma das alíquotas da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) deverá ficar na faixa estipulada pelo estudo.
Além do setor de água e esgoto, o Senado incluiu serviços funerários, medicamentos oncológicos e de doenças raras, remédios de manipulação e fraldas nas alíquotas reduzidas em 60%.
Outros benefícios foram a ampliação do cashback, devolução parcial de tributos para a população mais pobre, para serviços de telecomunicações, a ampliação de descontos para o setor imobiliário e a criação de uma faixa de isenção de IVA para aluguéis.
Sonegação
O relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), argumenta que a alíquota efetiva pode não chegar a esse valor. Isso porque o novo sistema tributário reduzirá “brutalmente” a sonegação de impostos e as contestações na Justiça. Caso a evasão fiscal diminua e o governo recupere parte da arrecadação perdida por décadas, o impacto das exceções incluídas pelos parlamentares será diluído, abrindo espaço para uma alíquota mais baixa.
“Eu estou convencido de que as alíquotas provarão que nós teremos uma alíquota-padrão menor do que nós estamos imaginando”, disse o senador após o fim da votação.
Braga argumenta que a tecnologia das notas fiscais eletrônicas, que reduzem fraudes, e a queda da informalidade após um sistema tributário mais funcional movimentarão a economia, elevando a arrecadação do governo e diminuindo a alíquota padrão.
Trava
Em tese, a alíquota padrão vigorará até 2031, devendo cair para 26,5% a partir de 2032. O texto aprovado pelo Senado definiu um prazo de 90 dias a partir de dezembro de 2030 para que o governo envie ao Congresso um projeto de lei complementar que reduza incentivos fiscais, caso a alíquota padrão de referência do Imposto sobre Valor Adicionado fique superior a 26,5%. Dessa forma, o texto terá de ser enviado até o fim de março de 2031.
A versão anterior, aprovada pela Câmara, não estabelecia prazo para o envio. O governo poderia mandar o texto ao Congresso a qualquer momento de 2031, para que as mudanças entrassem em vigor em 2032, seguindo o princípio da anualidade, segundo o qual aumentos de impostos só podem valer no ano seguinte à sanção da lei.
Segundo a emenda constitucional da reforma tributária sobre o consumo, haverá uma trava sobre a carga tributária (peso dos impostos sobre a economia). Em troca, a cada cinco anos, o governo avaliará os efeitos dos incentivos fiscais, podendo reverter as medidas que não trouxerem resultados concretos sobre a economia. Durante a tramitação final do projeto de lei complementar, a Câmara enrijeceu a trava, estabelecendo a alíquota máxima de 26,5% para o IVA.
A ideia de limitar a carga tributária em troca da revisão dos incentivos fiscais foi estabelecida por Braga durante a tramitação da emenda constitucional da reforma tributária no Senado, também relatada por ele. “Esta não é a reforma definitiva. Como foi dito aqui antes, na Emenda Constitucional 132, nós estabelecemos a obrigatoriedade das revisões dos regimes específicos, dos benefícios fiscais. Nós teremos, periodicamente, revisão sobre esse texto para que possamos ir aperfeiçoando, melhorando”, disse o Senador nesta semana, durante a leitura do relatório.
A primeira avaliação quinquenal será feita em 2031, com base nos dados de 2030. A partir daí, as demais avaliações deverão ocorrer a cada cinco anos. Nas últimas semanas, Braga e o Ministério da Fazenda discutiram medidas para tornar a trava mais efetiva, mas a principal mudança do relator foi a inclusão do prazo para envio do projeto de lei ao Congresso.
Informações e foto Agência Brasil.
Governo do Amores
Volnei Júnior melhor que INELEGÍVEL golpista e assassino
Elmi Rodrigues calma jumentinho, fica tranquilo os preços vão aumentar mais
Volnei Júnior jumentinho é você gadinho de engorda, eu estou bem calminha porque sei que os preços jámais vão chegar ou ultrapassar os preços no desgoverno do INELEGÍVEL.
😂🤡🖕
Media: https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fmedia0.giphy.com%2Fmedia%2FiG7Kwfxga9r20%2Fgiphy.gif%3Fcid%3D999aceacch616v1lsiev7oofu7ww1p8vjwfe1ri7m8orwiar%26ep%3Dv1_gifs_search%26rid%3Dgiphy.gif%26ct%3Dg&h=AT2PSEkg3w3-mcGJrq5LLLzVkFcfmnLHEEprul8lAWuAYCreaSBN76e3Scb7WODflHaoJ-x1VIGZGU_M4jjKnmzo0EaqmB99uxjc8qAjTARevIK3KgziLTt_3a4JsE78&s=1
Tem gente q defende
A Reforma que foi enviada pelo governo foi toda alterada pelos nobres congressistas, atendendendo o desejo dos mais variados setores.Quem paga a conta????O pobre
Maria De Lurdes Coloritti Andreazza a reforna está exatamente do jeito qie o governo quer.
Maria De Lurdes Coloritti Andreazza Cobrem dos Deputados que aprovam. Inclusive os que vcs votaram.
Foi para isso que vocês fizeram o L ?
Faz o L agora seus abestalhados kkkk
Meu pai lascou de vez
Fazer o L e a melhor opção, o sucateamento está acontecendo!
Dirceu Gamba Não esqueçam que é o Congresso que aprova. Cobrem os seus Deputados bonzinhos.
#FORALULALADRAOESUAQUADRILHA
Faz o L
Malu Favaretto Quem aprova são os Deputados de todos os partidos. Inclusive do PL do Jair.
Parabéns a todos os envolvidos, eu não faço parte disso, o país de maior taxação, isso para muitos significa o amor, para mim e as pessoas do bem é outro
Lerida Ceppo Robattini o pior de tudo e que tem um bando de otários defendendo esse governo do satanás
Parabéns aos envolvidos, essa culpa não carrego.
Eu fiz o L com muito orgulho, mas graças a Deus não elegi a maioria na câmera e no senado( P L ), agora aguentem .
Elmi Rodrigues Kkkkk, vai comer abóbora
Adair Benato abóbora eu trato o GADO pra engordar pra comer picanha .
Adair Benato abóbora eu trato o gado pra engordar pra comer picanha. Perdeu Mané
Elmi Rodrigues como se nao tem interferência do teu ladrão de estimação..menos ne… So hoje 7 bilhões de emendas liberados pelo ladrão para ter votos.. infelizmente os deputados se vendem.. mas.nao vem dizer que tudo e manipulação do ladrão e sua quadrilha
Elmi Rodrigues deveria ter vergonha de vir declarar que fez o L.. de Ladrão, de Ladeira abaixo…deve estar comendo 🎃🧡🎃🎃 todos os dias…
Elmi Rodrigues tem de ser muito analfabeto para acreditar num ladrão…uma praga de gafanhoto destruindo o Brasil
#FORALULALADRAOESUAQUADRILHA
#FORALULALADRAOESUAQUADRILHA
Elmi Rodrigues depois que fez merda em apoiar um presidiário ainda tem coragem de falar bosta , tu vai comer a mesma …!!!
Jaime Costella a merda fez você em apoiar outra merda chamada INELEGÍVEL GOLPISTA ASSASSINO e ex presidiário e expulso do quartel por tentar dar o golpe no próprio quartel. Baba ovo do INELEGÍVEL. Eu como picanha que engordei o GADO tratado com abóbora.
O imposto do amor LLLLLLLLL
Parabéns para os petistas , estão levando o povo brasileiro a escravidão.
Faz o l tá aí o resultado
Faz L faz B, tudo ladrão do mesmo saco!
Alexandre Birnfeld Nunes mas desta vez é com amor,
Senadores corruptos estão sendo pagos por ese governo podre
Noeli De Farias Quem aceita pagamento é corrupto sem moral. Cobrem os Deputados de vcs.
Milton Pimentel nosa vos só teve força pra eleger mais nosa opinião de nada vale poriso nas próximas eleições não saio mais de casa
O preço da carreta furacão,que todos nós vamos pagar… infelizmente, e o que o estado devolve e zerrrrro
que bom agora o pobre vai ter vez no Brasil lula 26 30 34 36 42
Uai, o Amor não Venceu???
Alguém tem que pagar as contas, pagar as fazendas e engordar as aplicações bancárias dos salafrários!!!
Milton Pimentel Sim os deputados e os congressistas não tem mais poder algum, quem manda é o STF, eles que aprovam
Acho engraçado os eleitores votam na bancada da bala, na bancada do agro , na bancada evangélica e a culpa é do presidente da República, quem está mexendo na reforma tributária é os deputados e os senadores, cada uma dessas bancadas querem facilitar para os seus setores!!
Josilene Souza boa noite Cinderela!!!
Mais 365 dias de picanha e da grossa..
É o início de um fim!
Viva o papai Noel 🎅
Viva o amor