Polícia Federal desarticula esquema de contrabando de agrotóxicos na fronteira com o Uruguai

A Polícia Federal, em ação conjunta com a DRACO de Bagé, realizou uma grande ofensiva contra o contrabando de agrotóxicos nesta sexta-feira (13). A Operação Macan desvendou uma complexa organização criminosa responsável por introduzir ilegalmente no Brasil cerca de 250 toneladas de defensivos agrícolas oriundos do Uruguai, desde 2016. Os produtos contrabandeados geraram lucros milionários, aplicados em negócios como uma loja de veículos de luxo e uma construtora de imóveis, utilizados para lavagem de dinheiro.

Ao longo das investigações, foi identificado que o grupo criminoso utilizava uma rede de laranjas para movimentar altos valores e ocultar bens ilícitos. A operação resultou na apreensão de 11 imóveis, 20 veículos, além do bloqueio de aproximadamente R$ 9 milhões em contas bancárias dos investigados. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, culminando na prisão preventiva de dois líderes do esquema.

O caso teve início em 2021, com a prisão em flagrante de um homem transportando grande quantidade de agrotóxicos estrangeiros em Bagé/RS. A partir desse episódio, as investigações revelaram a atuação transnacional do grupo, que distribuía os produtos para dezenas de produtores rurais na região central do estado. O uso desses agrotóxicos não autorizados, além de ser crime, pode causar graves impactos à saúde humana e ao meio ambiente.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo