Anatel autoriza ativação do 5G em todos os municípios brasileiros

A partir desta segunda-feira (2), todas as operadoras de telefonia no Brasil estão autorizadas a instalar a tecnologia 5G em qualquer município do país. Essa conquista só foi possível após a retirada total das interferências que dificultavam a ativação do sinal nos 5.570 municípios brasileiros.

No último dia 26, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram a “limpeza” da faixa de frequência de 3,5 gigahertz (GHz), destinada ao 5G. A liberação oficial do sinal ocorreu nesta segunda-feira, marcando o fim de um longo processo técnico e regulatório.

Antes da chegada do 5G, a faixa de 3,5 GHz era usada por serviços de radiodifusão e televisão aberta via satélite, operando principalmente na Banda C. Ao longo dos anos, a Anatel conduziu duas frentes de trabalho: a migração da Banda C e a eliminação das interferências na faixa de 3,5 GHz. Este processo incluiu:

  • Desocupação de 1.482 estações satelitais profissionais (FSS), finalizada em março de 2024, dois anos antes do prazo.
  • Instalação de filtros em parabólicas e distribuição de 4,3 milhões de kits de conversão gratuitos para famílias beneficiárias de programas sociais federais.

O processo foi coordenado pela EAF, entidade formada pelas operadoras que adquiriram as frequências no leilão do 5G. Apesar da liberação nacional, o edital estipula que a tecnologia esteja disponível em todos os municípios apenas até 2029. A liberação final foi concluída com 14 meses de antecedência, após o fim das interferências em 190 municípios da Bahia.

Famílias inscritas em programas sociais podem agendar a instalação do kit gratuito pelo telefone 0800-729-2404 ou pelo site da EAF.

A operação para liberar a faixa de 3,5 GHz foi semelhante ao desligamento da televisão analógica, quando as operadoras financiaram a distribuição de antenas UHF e conversores para famílias de baixa renda, liberando a frequência de 700 megahertz (MHz) para a adoção do 4G.

Leia também:  Governo destina R$ 100 milhões para reconstrução de ponte que desabou

Siga-nos no Google Notícias para mais informações sobre tecnologia e telecomunicações.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo