Inmet divulga alertas vermelhos de tempestade para todo o RS

As notificações indicam "grande perigo" para diversas regiões do estado, com destaque para a metade sul e metade norte, que enfrentarão condições climáticas extremas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos vermelhos de tempestade para o Rio Grande do Sul neste domingo (1º). As notificações indicam “grande perigo” para diversas regiões do estado, com destaque para a metade sul e metade norte, que enfrentarão condições climáticas extremas. As chuvas intensas podem ultrapassar os 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com ventos superiores a 100 km/h e risco de granizo.

A partir da tarde, o alerta começa na metade sul do estado, abrangendo localidades como Mostardas e Tavares. Essa região deve enfrentar instabilidades que poderão provocar alagamentos, queda de árvores, cortes de energia elétrica e transtornos em rodovias até o final da noite de domingo. No litoral norte, a intensidade das condições climáticas preocupa ainda mais, com possibilidade de danos estruturais e prejuízos significativos nas plantações.

O segundo alerta, válido a partir das 18h, se estende à metade norte do estado, incluindo a faixa que vai de Mostardas a Torres, e áreas próximas à Serra Gaúcha. Ele também engloba municípios do Oeste e Sul de Santa Catarina. Assim como na metade sul, a previsão é de chuvas volumosas, rajadas de vento intensas e granizo, exigindo atenção redobrada da população para evitar situações de risco.

O Inmet alerta sobre o potencial de impactos severos, recomendando que os moradores das áreas afetadas busquem abrigo em locais seguros e mantenham-se informados. A previsão segue até a manhã de segunda-feira (2), com recomendações específicas para evitar deslocamentos desnecessários e garantir a segurança de todos nas regiões em perigo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo