Conta de luz mais barata: Aneel anuncia bandeira verde para dezembro

Após meses de cobranças adicionais nas contas de energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que dezembro será marcado pela bandeira tarifária verde. A decisão garante um alívio no bolso dos consumidores, eliminando as taxas que vinham sendo aplicadas nos últimos meses. Em novembro, por exemplo, vigorava a bandeira amarela, com custo de R$ 1,885 por cada 100 kWh consumidos.

As recentes chuvas registradas em várias regiões do Brasil foram determinantes para essa mudança. De acordo com a Aneel, o aumento nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas permitiu reduzir a dependência da geração de energia termelétrica, que é mais cara e geralmente acionada em períodos de seca severa.

Esse é o primeiro retorno à bandeira verde desde agosto, após um segundo semestre marcado por desafios no setor elétrico. Setembro teve a aplicação da bandeira vermelha no patamar 1, enquanto outubro registrou o nível mais alto do sistema tarifário, com a bandeira vermelha patamar 2, devido às condições críticas dos reservatórios.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo