Na China, comitiva gaúcha visita GWM e discute investimentos em mobilidade elétrica e sustentabilidade

O governador Eduardo Leite reforçou o interesse do RS em atrair parcerias para o desenvolvimento de tecnologias limpas

Na manhã desta segunda-feira (25/11), o governador Eduardo Leite e parte da comitiva que integra a missão oficial à Ásia visitaram a sede da Great Wall Motors (GWM), em Baoding, na China. A GWM é uma das principais fabricantes globais de veículos elétricos e híbridos e tem expandido sua presença internacional. No encontro, Leite reforçou o interesse do Rio Grande do Sul em atrair parcerias estratégicas para o desenvolvimento de tecnologias limpas.

Durante a visita, os representantes da GWM apresentaram as mais recentes inovações da empresa, incluindo veículos elétricos de última geração, como caminhões e ônibus, e sistemas avançados de produção sustentável. A empresa também destacou suas operações no Brasil e demonstrou interesse em ampliar sua presença no país.

Em uma mesa de reunião, Leite conversa com representante da GWM, na China. Sete pessoas aparecem na imagem, quatro do lado esquerdo e três do lado direito. Elas estão de perfil e frente a frente.
Leite destacou que o diálogo com a empresa é um passo importante na consolidação do RS como líder em mobilidade sustentável – Foto: Maurício Tonetto/Secom

“O Rio Grande do Sul está comprometido com a transição para uma economia mais verde, e a GWM é um exemplo de como a mobilidade elétrica pode transformar o futuro do transporte. Queremos criar as condições necessárias para que empresas líderes como a GWM escolham nosso Estado como base para investimentos no Brasil”, afirmou Leite.

Entre os temas discutidos durante a reunião estiveram as oportunidades de colaboração técnica para fortalecer a cadeia produtiva a partir de energias renováveis. Isso inclui parcerias com universidades e empresas gaúchas para avanços no setor. O governador destacou o potencial do Estado como um centro de inovação e conhecimento, além de ressaltar o foco do governo em transformar o Rio Grande do Sul em um polo para produção de hidrogênio verde.

A GWM, que já tem caminhões e ônibus à base de hidrogênio, apresentou um plano de investimentos alinhado aos compromissos globais de descarbonização e reforçou seu interesse em explorar o mercado brasileiro. Para o governador, o diálogo com a empresa é um passo importante na consolidação do Rio Grande do Sul como líder em mobilidade sustentável.

Do lado esquerdo há um ônibus e do lado direito está a comitiva de perfil, à qual é apresentado o ônibus por um representante da empresa.
A comitiva conheceu as mais recentes inovações da GWM, incluindo veículos elétricos de última geração, como ônibus e caminhões – Foto: Maurício Tonetto/Secom

Após a agenda com a GWM, a comitiva segue para Pequim, onde participará da China International Supply Chain Expo (Cisce) e terá outros encontros com líderes empresariais e autoridades locais. Com foco no fortalecimento dà, a missão à Ásia segue até quarta-feira (27/11).

Leia também:  Luzes homenageiam os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul

Também participaram da visita à GWM o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o líder do governo na Assembleia, Frederico Antunes, e o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo