Trecho da BR-470 em Carlos Barbosa é recuperado em cinco meses

Solução com concreto projetado garante mais segurança para motoristas

A encosta localizada entre os quilômetros 232,260 e 232,350 da BR-470, no município de Carlos Barbosa, foi alvo de uma obra de contenção e recuperação que durou cinco meses, com atividades realizadas inclusive no turno da noite. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu o escopo original do contrato em setembro de 2024, proporcionando um tráfego mais seguro na região. Nos próximos meses, o trecho receberá mais 140 metros de estruturas de contenção, com a aplicação de tela metálica.

Para a contenção do talude, foi utilizado concreto projetado, em conjunto com chumbadores e drenos, como o barbacã e o dreno horizontal profundo (DHP), que direcionam a água das rochas. No trecho adicional, onde foi realizada uma limpeza superficial com bate choco, está prevista a instalação de tela metálica de proteção devido à presença de blocos maiores de rocha. Os serviços serão retomados após a liberação de um aditivo para o contrato.

As ações do DNIT visam prevenir futuros processos erosivos e quedas de barreiras, garantindo a segurança tanto dos moradores quanto dos usuários da rodovia.

Entenda os termos técnicos utilizados:

  • Concreto projetado: técnica aplicada para revestimento de taludes sujeitos a erosão e queda de materiais, fixando-os na posição e garantindo estabilidade.
  • Chumbadores: barras de aço instaladas em perfurações e injetadas com calda de cimento ou resina para ancorar a estrutura ao terreno.
  • Tela metálica: solução usada para contenção de taludes com grandes alturas ou instabilidades, prevenindo quedas de rochas e melhorando a estabilidade.
  • Barbacã: dreno curto utilizado para remover a água acumulada atrás de contenções.
  • Dreno Horizontal Profundo (DHP): dreno que capta águas localizadas mais profundamente no talude, sendo executado com perfuratrizes.
  • Bate choco: procedimento de remoção de blocos e lascas de rocha soltas na superfície do talude, realizado por rapelistas.
Leia também:  Nova travessia entre Lajeado e Arroio do Meio tem fluxo liberado

Com estas medidas, o DNIT reforça seu compromisso com a manutenção da BR-470 e a segurança dos motoristas.

Local em 09 de maio de 2024

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo