Sábado com sol entre nuvens e influência de ciclone no Rio Grande do Sul
Ciclone no Rio da Prata traz aumento de nebulosidade e possibilidade de chuva em diversas regiões do Estado
Neste sábado, o Rio Grande do Sul terá um dia de sol entre nuvens, mas a cobertura de nebulosidade vai aumentar em boa parte das regiões. A chegada de uma frente fria associada a um ciclone extratropical, que está se formando na região do Rio da Prata, deve trazer chuva fraca para áreas do Oeste, Sul e Centro do Estado ao longo do dia.
Apesar do aumento da nebulosidade em várias regiões, Veranópolis terá um dia ensolarado, com temperatura mínima de 13°C e máxima de 26°C. A aproximação da frente fria também traz consigo um ar mais quente, elevando as temperaturas durante a tarde na Metade Norte do Estado. Além disso, a fumaça das queimadas na Amazônia continuará se espalhando, deixando o céu com uma coloração acinzentada e um aspecto de névoa em várias cidades.
O ciclone extratropical, que está se formando entre o Uruguai e a Argentina, estará mais ativo amanhã, gerando instabilidade e impulsionando a frente fria pelo território gaúcho. Isso deve trazer chuva especialmente para o Centro e Norte do Estado, principalmente durante a madrugada e pela manhã, embora os volumes de chuva previstos sejam baixos.
Com a influência do ciclone, os ventos também devem se intensificar. Rajadas de vento de 40 km/h a 60 km/h são esperadas hoje na Metade Sul, e amanhã, com o ciclone mais próximo da costa do Uruguai, os ventos podem chegar a 70 km/h em algumas localidades do Sul gaúcho, soprando do quadrante Oeste.