Novo golpe usa nome dos Correios para cobrar taxa de retirada de encomendas

Um novo golpe está prejudicando brasileiros que fazem compras internacionais. Criminosos estão enviando mensagens via SMS, alegando serem dos Correios, informando que a encomenda está retida na alfândega e que é necessário pagar uma “taxa” para liberá-la. Ao realizar o pagamento, que é feito em uma página falsa, o comprador se torna vítima do chamado “Golpe do SMS dos Correios”.

De acordo com os Correios, em caso de dúvida sobre a veracidade da mensagem, basta acessar a página inicial do site oficial da estatal, correios.com.br, e informar o código de rastreamento da encomenda, fornecido pela plataforma onde a compra foi realizada. Não se sabe ao certo como os golpistas obtêm os números de telefone dos compradores para enviar essas mensagens.

O golpe funciona da seguinte maneira: o consumidor recebe um SMS em nome dos Correios, informando que uma encomenda foi taxada ou barrada pela fiscalização alfandegária. A mensagem contém um link para pagamento, que direciona para um site falso, semelhante ao oficial dos Correios, mas com um endereço diferente. A vítima é então solicitada a fornecer informações pessoais e efetuar o pagamento da “taxa” via Pix. Na página de rastreamento falsa, o número de rastreio exibido geralmente é NC 297 741 365 BR. Usuários relatam que o link falso apresenta problemas nas abas “ouvidoria”, “central de atendimento” e “registro de manifestações”, que redirecionam para a página inicial.

Os Correios já alertaram nas redes sociais sobre golpes similares, que cobram taxas para entrega de encomendas pelo WhatsApp. “Recebeu mensagem dos Correios no WhatsApp para pagar uma taxa de entrega? Não clique em nenhum link e entre em contato com nossos canais oficiais de atendimento”, recomenda a estatal em uma publicação no Instagram.

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Esse tipo de golpe é conhecido na área de cibersegurança como phishing. “É utilizado normalmente para roubar dados de usuários ou, em alguns casos, para subtrair valores. Os golpistas forjam e-mails e mensagens para parecer que a organização em questão está mandando. O golpe explora algo que desperte a curiosidade do usuário, nesse caso, a preocupação de que a compra está retida”, explica Jéferson Campos Nobre, professor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para se proteger contra esse tipo de golpe, siga estas recomendações: não clique em links suspeitos ou recebidos de remetentes desconhecidos, não envie senhas, números de confirmação ou quaisquer informações pessoais quando não tiver certeza do destinatário e verifique solicitações por meio dos canais oficiais da entidade que teria enviado a mensagem.

Outros cuidados incluem verificar o status da encomenda no site oficial dos Correios (correios.com.br), na seção “acompanhe seu objeto”, conferir se o código de rastreio exibido na página é o mesmo informado pela plataforma de compras e desconfiar de cobranças enviadas via SMS ou WhatsApp, já que os Correios não cobram taxas por esses canais. Em caso de dúvidas, confirme informações ou cobranças pela Central de Atendimento dos Correios, disponível pelos telefones 3003-0100 e 0800-725-0100, além do site correios.com.br/falecomoscorreios/central-de-atendimento.

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