Confira as atividades da primeira semana do 51º Festival Internacional de Folclore

Ações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã são destaque da programação

A primeira semana do 51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis conta com uma programação repleta de atividades para o público aproveitar a diversidade cultural de forma gratuita. Apresentações de grupos folclóricos no Palco da Diversidade, oficinas, jogos e uma programação especial em comemoração aos 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil são destaques do evento, de 22 a 26 de julho.

De segunda a sexta-feira, o festival contará com mais de 30 apresentações artísticas no Palco da Diversidade, das 11h45 às 14h e das 17h45 às 21h, na Rua Coberta. Na terça-feira, 23, o Grupo de Coros y Danzas Doña Urraca, da Espanha, estreia no evento e na sexta-feira, 26, é a vez do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, do Pará, voltar ao Festival Internacional de Folclore. O evento contará ainda com a apresentação do Ballet Ucraniano Roksolana, da Argentina; do Grupo de Cultura Popular Ariús, da Paraíba e da Compañia de Danza de Anastasia Flores – EUA/México. Durante a semana, o Schützenhaus Tanzgruppe, a Academia Tchon Ji, o Grupo Margaridas e as categorias infantis do Böhmerlandtanzgruppe, do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, do Volkstanzgruppe Edelstein e do Grupo de Danças Folclóricas Internacional também sobem ao palco do evento.

O Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt recebe a oficina Mãos da Diversidade, às 15h, nos dias 22 de julho, com o Grupo de Cultura Popular Ariús, da Paraíba, e no dia 26 de julho com a oficina especial de Pintura Bauer. Na quarta-feira, 24, os integrantes do Grupo de Coros y Danzas Doña Urraca, da Espanha, comandam a oficina Panelas da Diversidade. As inscrições para as oficinas estão disponíveis no Instagram do evento, no destaque “Oficinas”. Acesse www.instagram.com/festivaldefolclorenp e confira.

Leia também:  Iniciadas obras para construção de elevadas em avenidas principais de Nova Prata

A comunidade do Pinhal Alto recebe a primeira Noite Cultural do 51º Festival Internacional de Folclore na segunda-feira, 22 de julho, a partir das 19h30. O anfitrião, Volkstanzgruppe Tannenwald irá se apresentar com suas categorias infantis e o público poderá assistir ainda a apresentação do Ballet Ucraniano Roksolana, da Argentina, e da Compañia de Danza de Anastasia Flores, dos EUA/México.

O patrocinador master do evento, Sicredi Pioneira, recebe a apresentação do Ballet Ucraniano Roksolana, da Argentina, na terça-feira, 23 de julho, às 11h. Colaboradores e associados poderão conferir a apresentação no Espaço Sicredi Nova Petrópolis. Ainda na terça-feira, os grupos se reúnem no Centro de Eventos para a oficina “Passos da Diversidade”. No dia 24 de julho, o documentário “Nos Passos da Tradição” será apresentado às 19h30, no Auditório do Centro de Eventos.

Todas as cortes do Folclore Alemão serão recepcionadas pela rainha Ana Luiza Kuhn, 1ª princesa Marluce Maldaner e 2ª princesa Camila Caroline Schwaab no Chá das Soberanas, na sexta-feira, 26 de julho, a partir das 19h30, na Associação dos Colaboradores da Sicredi Pioneira.

25 de julho terá programação especial alusiva aos Bicentenário da Imigração Alemã

Para comemorar a chegada dos imigrantes alemães no Brasil há 200 anos, o 51º Festival Internacional de Folclore contará com uma programação especial no dia 25 de julho. Às 15h15, na Rua Coberta, haverá uma edição especial da oficina Panelas da Diversidade, com a produção de cucas alemãs e às 17h15, no Palco da Diversidade, será exibido o documentário “O Caminho de Hans”.

O Parque Aldeia do Imigrante terá uma programação especial para a data, das 9h às 17h, com culto, inauguração de monumento, programa da Rádio Imperial “Origens Germânicas”, almoço festivo, bandinha típica, grupos de danças, programa “Gaúcha +”, da Rádio Gaúcha, com a presença do jornalista Leandro Staudt, e show com a Super Banda Hopus com o lançamento da música “Já faz duzentos anos”, alusiva aos 200 anos de imigração. Excepcionalmente nesse dia, o Parque estará com ingresso liberado para todos os visitantes. Coloque seu traje e prestigie a programação. Os visitantes que estiverem de traje típico irão receber um vale chopp pilsen 300ml de cortesia.

Leia também:  Rede de água e nova estrada foram inauguradas na Linha Garibaldi e Comunidade São Luiz, no interior de Nova Prata

Às 10h, o Espaço Sicredi Nova Petrópolis será cenário do “Prost: as peripécias da colônia”, um momento que reunirá a comunidade em uma roda de conversa para ouvir as histórias da imigração e da colonização. O momento é aberto ao público e com entrada gratuita.

A programação completa do 51º Festival Internacional de Folclore está disponível no site oficial do evento, www.festivaldefolclore.com.br/programacao. Acesse as redes sociais do evento para acompanhar a cobertura oficial e conferir as atrações.

O 51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul e, em 2024, as comemorações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemão no Brasil.

São patrocinadores do evento: Dakota – ser linda é ser feliz, Sicredi Pioneira, Supermercados Andreazza, Gula Alimentos, Banrisul, Suibom, Niruma Móveis, Cervejaria Traum, Seibt Máquinas, Cervejaria Edelbrau e Nova Imóveis. Apoiadores: Parque Aldeia do Imigrante, RBT Internet, You-C English School, Universidade La Salle, Eletrosom e Digi Sonorizações. Financiamento de Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo