Nova onda polar avança para o Brasil com muitos dias de frio a caminho

Uma nova onda polar avança para o Brasil e trará queda de temperatura no Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil entre o final desta semana e o começo da próxima, outra vez castigando o Rio Grande do Sul com maior intensidade e provocando formação de geada, as informações são da Metsul.

Os mapas mostram a projeção de anomalia de temperatura (desvio da média) no nível de 850 hPa (equivalente a 1500 metros de altitude) para as tardes de hoje, amanhã, sábado, domingo, segunda e terça-feira da semana que vem, ar mais frio avança para o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã, mas a parte mais intensa do ar polar chega ao Sul do Brasil e avança para o Sudeste e o Centro-Oeste do território brasileiro no começo da semana que vem.

Já faz frio hoje em parte do Rio Grande do Sul, especialmente no Centro, Sul e o Leste do estado, mas a tendência é esfriar mais nesta sexta-feira e no sábado com as menores temperaturas no começo da semana que vem.

Em Santa Catarina, o frio se instala a partir do sábado na maior parte do estado com noites e tardes frias, com previsão de temperaturas ainda menores no decorrer da semana que vem.

Já no Paraná, a tendência é de resfriamento menor com queda de temperatura que deve ser mais pronunciada a partir do domingo no Oeste e na segunda-feira mais a Leste do estado, na área da capital Curitiba.

Por sua vez, no Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste, a expectativa é de calor até o domingo, mas entre segunda-feira e terça esfria e a previsão é de vários dias com chuva e temperatura baixa na próxima semana.

Em São Paulo, o impacto do ar frio não será significativo. A temperatura se manterá em valores acima da média até o domingo, especialmente nas máximas, mas entre segunda e terça chega o ar frio com queda de temperatura.

Leia também:  Poder Público de Vila Flores dá posse à nova Secretária de Educação, Gissele Pasin

A tarde da terça-feira tende a ser fria na capital paulista, voltando a aquecer entre quarta e quinta da semana que vem com previsão de chuva para a cidade de São Paulo entre terça e quarta.

NÃO FARÁ FRIO INTENSO GENERALIZADO COMO NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA

O Rio Grande do Sul será o estado mais impactado por esta nova incursão de ar frio de origem polar, mas o prognóstico da MetSul Meteorologia não indica frio generalizado tão intenso quanto o do último fim de semana e o começo desta semana, quando o estado chegou a ter três dias seguidos com mínimas entre -5ºC e -7ºC e marcas abaixo de zero até na Grande Porto Alegre.

As regiões gaúchas que mais devem ser afetadas por esta nova onda polar serão o Sul, a Campanha e a fronteira com o Uruguai. Na Serra do Sudeste, novamente as mínimas serão muito baixas em cidades como Pinheiro Machado e Pedras Altas, especialmente nas baixadas.

Serão muitos dias seguidos com mínimas abaixo de zero na região a partir do sábado no Sul do Rio Grande do Sul. Cidades como Quaraí, Livramento, Bagé, Jaguarão e outras vão ter marcas abaixo de zero. Na Serra do Sudeste, mínimas até de -3ºC a -5ºC e menores em baixadas.

Há dados indicando a possibilidade de marcas negativas todos os dias no Sul gaúcho ao menos até os dias 16 ou 17 deste mês com a onda polar, ou seja, cidades como Pinheiro Machado podem ter doze a treze dias seguidos com temperatura mínima negativa, especialmente considerando que haverá um reforço de ar polar no final da semana que vem.

Em Porto Alegre e região metropolitana, as mínimas nos próximos dias não devem ser tão baixas, uma vez que haverá muitas nuvens e em alguns momentos até garoa e chuva, com intervalos de melhoria. As mínimas devem ficar ao redor e pouco abaixo dos 10ºC, logo nada muito intenso. As tardes, ao contrário, serão frias com muitos dias seguidos de máximas de apenas 12ºC a 14ºC. Na terça, com ar mais seco, mínimas menores são esperadas, podendo atingir 5ºC ou menos.

Leia também:  Homem desaparecido no rio Uruguai é encontrado morto a 5 km do local da queda

Na Serra e Aparados, regiões climatologicamente mais frias do estado pela altitude, se dará o mesmo que na área metropolitana. Nuvens devem evitar resfriamento noturno mar e as mínimas não chegam a ser muito baixas, diferentemente do começo desta semana com ar seco que favoreceu marcas de até -5ºC nos Aparados.

O fim de semana será chuvoso na Serra e, com o ar frio, as máximas serão bastante baixas. Fará muito frio o dia todo de sábado em diante com marcas nos termômetros que não devem passar de 10ºC em várias localidades serranas. Na terça, com ar seco, a madrugada pode ser muito gelada com mínimas abaixo de zero em grande parte da Serra e Aparados com registros talvez até de -4ºC a -5ºC.

GEADA NÃO SERÁ GENERALIZADA NESTA NOVA ONDA POLAR

O frio intenso deve trazer geada para parte do Rio Grande do Sul, mas não de forma generalizada como no último fim de semana e no começo desta semana, antecipa a MetSul Meteorologia.

Os mapas abaixo mostram a probabilidade de geada a partir do modelo canadense para as madrugadas de sexta a segunda-feira. Observa-se como a probabilidade será maior de gear em cidades do Oeste e do Sul gaúcho.

O motivo para a formação de geada apenas em parte e não em todo o território gaúcho será a presença de nebulosidade e mesmo chuva em alguns momentos. Geará nos locais onde o tempo estiver mais aberto e com vento calmo e ar seco. Não será o caso de grande parte do estado.

VAI NEVAR NA SERRA NO FIM DE SEMANA?

Não, não vai. Embora a chuva e o frio previstos com temperatura baixa o dia inteiro no sábado e no domingo, a MetSul Meteorologia não enxerga condições para a ocorrência de queda de neve nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho.

Leia também:  Brigada Militar resgata jacaré no interior de Santo Cristo

Por quê? A razão é simples. A atmosfera, apesar de fria, não estará suficientemente fria para que ocorra o fenômeno invernal. Aliás, as temperaturas no ponto de formação da neve na atmosfera no caso da Serra gaúcha, tendo como referência Gramado, estarão até 7ºC a 10ºC acima do que é ideal para que o fenômeno ocorra.

Explicamos. Para que neve nas cotas de altitude da Serra Gaúcha (600 m a 800 m), que inclui cidades como Gramado, Caxias do Sul e Canela, a temperatura em 850 hPa (1500 m de altitude) precisar estar ao redor de 0ºC (quando todo o perfil vertical está gelado) ou menos, normalmente nevando quando está em torno de -3ºC ou menos.

Todos os modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia indicam para este fim de semana temperatura em 850 hPa com marcas predominantemente de 6ºC a 8ºC positivos e em 5ºC em alguns momentos. Sob este cenário, ocorre chuva com nevoeiro e frio, mas não neve.

No caso dos Aparados da Serra, que têm cotas de altitudes mais altas de 1000 m a 1200 m, pode nevar com temperatura em 850 hPa (diferente da superfície) pouco mais alta que na Serra (600 m a 800 m), mas não com valores muito diferentes. E, da mesma forma, os modelos indicam temperatura em 850 hPa entre 6ºC e 8ºC, inviabilizando a neve e favorecendo até chuva com volumes mais altos no fim de semana nos Campos de Cima da Serra.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo