Sul tem primeira neve do ano; frio avança pelo Brasil com geada

O Sul do Brasil registrou a primeira ocorrência de neve do ano nesta terça-feira em dia gelado em que a temperatura em grande número de cidades sequer superou os 10ºC e em algumas nem ultrapassou a marca dos 5ºC durante a tarde, as informações são da Metsul.

Vídeo mostra que no começo da tarde desta terça-feira caíram alguns poucos flocos de neve na cidade de São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense. Foi uma precipitação fraca e rápida com temperatura nos altos da localidade serrana de 0ºC no horário.

A tarde de hoje foi gélida no Rio Grande do Sul com marcas às 15h pelo Instituto Nacional de Meteorologia de 3,2ºC em São José dos Ausentes; 4,6ºC em Cambará do Sul; 4,9ºC em Vacaria, 5,7ºC em Lagoa Vermelha; 5,8ºC em Canela; 6,4ºC em Erechim; 6,6ºC em Caxias do Sul; e 6,9ºC em Bento Gonçalves.

Os termômetros no horário indicaram ainda 7,0ºC em Soledade; 7,2ºC em Passo Fundo; 7,6ºC em Cruz Alta; 7,7ºC em Palmeira das Missões; 7,9ºC em Ibirubá; 8,7ºC em Santo Augusto; 9,5ºC em Tupanciretã; 9,7ºC em Santiago; e 9,9ºC em Frederico Westphalen.

No meio da tarde, os termômetros apontavam 12ºC em Porto Alegre, mas com o tempo fechado e sem sol, e ainda o vento que insistia em soprar pelo ciclone na costa, a percepção de frio era maior para quem estava nas ruas.

Mesmo com a massa de ar polar enfraquecendo nesta segunda metade da semana, a tendência é de mínimas mais baixas e geada em várias cidades. Isso porque o ciclone na costa impulsiona ar mais seco, o que traz tempo mais aberto à noite com resfriamento maior e condições mais propícias para geada.

Leia também:  Nevasca paralisa Europa e coloca EUA em alerta para maior tempestade de inverno em uma década

Nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as menores marcas ocorrem nas madrugadas de quinta e sexta com valores negativos que pode atingir até 1ºC ou 2ºC negativos entre a área de São José dos Ausentes e o Planalto Sul Catarinense.

Em Porto Alegre, as menores mínimas também ocorrem nas madrugadas de quinta e sexta com 8ºC ou 9ºC nos dois dias, mas marcas menores em bairros periféricos e em pontos da Grande Porto Alegre, onde pode fazer 6ºC ou 7ºC.

Anomalia (desvio da média) de temperatura em 850 hPa (1500 m de altitude) na tarde de hoje | METSUL

Embora as noites mais frias, os próximos dias devem ter tardes mais amenas e agradáveis no Rio Grande do Sul, uma vez que o ar polar enfraquecerá e os dias terão a presença do sol. As máximas, inclusive, passam de 20ºC no final da semana.

Os mapas abaixo com as probabilidade de geada para as madrugadas de quarta, quinta, sexta e sábado com dados do modelo canadense mostram que, com o avanço do ar frio impulsionado pelo ciclone, a geada deve se formar em vários pontos do Paraná e até em locais do Sudeste e do Centro-Oeste.

O ar mais frio invadiu parte do Centro-Oeste e o Mato Grosso do Sul teve hoje uma tarde com máximas baixas em muitas cidades. O ar frio também alcançou o Oeste do estado de São Paulo. Campo Grande pode amanhecer com apenas 9ºC ou 10ºC nesta quarta.

Na cidade de São Paulo, mínimas em torno de 9ºC e 10ºC nesta quarta e na quinta, e de 11ºC a 12ºC nos dias seguintes. As madrugadas seguem frias na capital paulista até o começo da semana que vem.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo