Operação Casa Fantasma combate golpe do falso aluguel no RS

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou nesta quinta-feira (04/04) a Operação Casa Fantasma. A ação teve como objetivo desarticular um grupo criminoso responsável por diversos golpes na modalidade “falso aluguel”.

Investigações

As investigações iniciaram entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, após a DRCID receber diversas ocorrências de vítimas que relataram ter sido enganadas ao alugar imóveis no litoral. As vítimas, de todo o estado, realizaram o pagamento de parte do aluguel, mas foram bloqueadas pelos supostos locadores e não conseguiram mais contato.

Em 2023/2024, a mesma modalidade de golpe voltou a ser utilizada. A investigação aprofundada comprovou que o mesmo grupo, composto por cinco presos do Presídio Regional de Bagé e outros três indivíduos, era responsável pelos crimes nos dois verões.

Modus operandi

Os criminosos identificavam as vítimas em grupos públicos de redes sociais que buscavam imóveis para alugar na alta temporada no litoral. Entravam em contato direto com as vítimas e ofereciam imóveis por valores abaixo do mercado, em diversas cidades do litoral gaúcho e catarinense.

Para garantir a “locação”, os criminosos enviavam fotos, contas de água e luz falsas do imóvel e simulavam um contrato de aluguel. Exigiam um “sinal” de 50% do valor acordado para fechar o negócio. Após o pagamento, as vítimas não conseguiam mais contato com os estelionatários.

Mandados de busca e apreensão

Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quinta-feira em Bagé, principalmente no interior do Presídio Regional, e em Caçapava do Sul. A ação visou apreender documentos, objetos eletrônicos e celulares que possam corroborar as informações obtidas até o momento pela investigação.

Leia também:  Mulher que fez bolo ingerido por vítimas em Torres perdeu marido por suspeita de intoxicação alimentar

Prevenção

A Polícia Civil orienta que os interessados em alugar imóveis no litoral tomem precauções para evitar golpes:

  • Desconfie de ofertas muito abaixo do mercado;
  • Verifique se o imóvel está realmente disponível para aluguel;
  • Exija fotos e documentos do imóvel e do proprietário;
  • Pesquise a reputação do proprietário na internet;
  • Visite o imóvel pessoalmente antes de fechar o negócio;
  • Faça o pagamento apenas após a assinatura do contrato de aluguel em cartório.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo