Primeiro Meetup Regional do South Summit Brazil reúne ecossistema de inovação em Pelotas

Iniciativa é uma novidade neste ano e pretende desenvolver e valorizar os ecossistemas regionais de inovação

A cidade de Pelotas, no Sul do Estado, recebeu o primeiro Meetup Regional do South Summit Brazil (SSB), nesta quarta-feira (21/2), no Pelotas Parque Tecnológico. O encontro contou com debates sobre o que vai marcar o evento e sobre temas como saúde e biotecnologia, que são destaques em tecnologia de ponta na região. 

O South Summit Brazil terá sua terceira edição entre 20 e 22 de março, em Porto Alegre. Correalizado pelo governo do Estado, o SSB busca fomentar a conexão entre startups, empresas e fundos de investimentos globais, gerando oportunidades de negócios e relações de alto valor.

A titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp, ressaltou que, desde a primeira edição do evento, havia a ideia de expandir suas discussões. “A inovação precisa ser itinerante, pois esses movimentos acontecem simultaneamente em todas as regiões do Estado. Precisamos ouvir os atores envolvidos para elaborar políticas públicas eficientes”, disse a secretária.

Simone também apresentou o projeto Rotas da Inovação e o programa Inova RS e destacou a importância das iniciativas. “Precisamos gastar sola de sapato, como eu costumo dizer. Ver os desafios e oportunidades diretamente nas cidades. O Rotas representa isso, dentro da lógica do Inova RS. Ele é a dinâmica da construção de um estado inovador”, destacou.

O diretor para a América Latina do South Summit Brazil, Eduardo Lorea, abordou números e novidades desta edição, que reunirá 140 fundos de investimentos, 30 fundos internacionais e 2 mil startups de mais de 80 países. O evento também está maior, com quatro armazéns no Cais do Porto e sete palcos, totalizando 38.000m² de área total. “Temos o foco em negócios. O evento é feito pelo ecossistema para o ecossistema, preenchendo uma lacuna que existia nesta temática. Estar aqui, hoje, faz parte da estratégia de conectar o ecossistema regional com todo o Brasil e também com o mundo”, salientou.

Leia também:  Radialista, professor e músico Guto Agostini falece aos 61 anos

As ações sociais no South Summit foram destaque na fala da secretária Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos. Conforme a titular da pasta, pensar em impactos sociais é sobre ir onde as pessoas estão e falar a linguagem delas. “Parte das ações que pensamos diz respeito aos ingressos sociais para que as pessoas possam viver o evento. Inovação é para todo mundo, tecnologia é para todo mundo e é criada em todo lugar”, afirmou.

O coordenador do Inova RS Região Sul, Artur Gibbon, e o superintendente de Inovação da Universidade Federal de Pelotas (Ufepl), Vinicius Farias, abordaram o ecossistema de inovação local, enfatizando os investimentos e oportunidades realizados na região. O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, destacou a importância do South Summit Brazil como um divisor de águas no cenário gaúcho de inovação e comemorou a iniciativa dos meetups regionais.

O evento foi fechado com um painel sobre saúde e biotecnologia, áreas que se destacam no cenário de inovação e tecnologia de ponta na Região Sul do Estado.  

A próxima edição do Meetup Regional será em Caxias do Sul, na serra gaúcha, na sexta-feira (23/2), no Instituto Hélice. As inscrições estão abertas e são gratuitas.  

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo