Prestes a iniciar os trabalhos de 2024, veja quantos projetos tramitaram na Câmara de Vereadores no ano passado

O ano foi marcado pelo maior registro de tramitações da atual legislatura da Casa Legislativa

Ao longo de 2023, 417 proposições passaram pelo processo legislativo da Câmara de Vereadores de Veranópolis. Esse é o maior número de tramitações da legislatura atual, que tomou posse em 2021, ano que contou com 404 projetos analisados, seguido por 2022, com 410. Em 2024, o trabalho do último ano de mandato será realizado concomitantemente ao desafio do cenário de Eleições Municipais.

Veja também | Eleita a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Veranópolis para o ano de 2024

As principais tramitações foram de indicações (IND) e projetos de lei do executivo (PL), sendo 176 e 166 projetos, respectivamente. Também foram analisadas 16 emendas (EM) e 8 mensagens modificativas (ME) a partir dos projetos. Além disso, 23 projetos de lei do legislativo (PV) e um projeto de resolução (PR) foram propostos.

Os vereadores também apreciaram 25 moções, emitiram 12 requerimentos, 36 memorandos e 182 ofícios. Quatro decretos legislativos foram assinados e outras 20 declarações foram feitas.

O trabalho dos vereadores

Conforme os dados disponibilizados pela transparência da Câmara de Vereadores de Veranópolis, o vereador Chumbinho Zanotto foi o que mais assinou participação em projetos e indicações, com 106 proposições. Ele é seguido pelo vereador Cristiano Dal Pai, com 88 proposições. Vereador João Guilherme Mazetto, com 77 projetos e vereador Rodrigo Angonese Costa, com 66 proposições.

Os vereadores Mara Garib Guzzo e Luis Carlos Comiotto assinaram, cada um, 43 proposições. Já a vereadora Adriane Maria Parise esteve envolvida em 34 proposições, seguida pela vereadora Maria Scopel Gregol, com 33 projetos. A vereadora Gioconda Dal Ponte – que tomou posse no dia 22 de setembro em virtude do afastamento do titular da cadeira, Aristeu André Caron – assinou 15 proposições ao longo do três últimos meses de trabalho em 2023.

Leia também:  Loteamento Popular Izaías Giaretta: Um marco de inclusão habitacional em Veranópolis

Relembre | Aristeu André Caron renuncia ao cargo de vereador de Veranópolis

Em grande parte dos projetos, a autoria das indicações é assinada por mais de um vereador, trabalhando em parceria. Ao clicar no nome de cada um dos vereadores acima, você confere uma reportagem especial da Studio com cada um deles, realizando o balanço de 2023.

O ano legislativo está prestes a iniciar oficialmente. A primeira sessão ordinária do ano está marcada para esta segunda-feira, 05 de fevereiro.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo