Conheça Cesar Forte, comandante do Corpo de Bombeiros de Veranópolis

Recém promovido à 1º Sargento, Forte assumiu o comando do pelotão no início de dezembro

Cesar Ricardo Forte dos Santos, 44 anos, assumiu o Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Veranópolis no início de dezembro. Natural de Porto Alegre, pai de dois filhos — o Gabriel e a Maria Eduarda —, o Sargento recebeu o Comando após a transferência do Tenente Andrade, que estava a frente da equipe desde 2021, para Bento Gonçalves.

Durante a realização da 3ª edição da Corrida do Fogo de Veranópolis, Forte conversou com a reportagem da Studio, compartilhando sua trajetória e projeções para o ano de trabalho.

Leia também | Corpo de Bombeiros de Veranópolis tem novo comando

A realização da 3ª Corrida do Fogo de Veranópolis foi uma das primeiras atividades do Pelotão sob o comando de Forte | Foto: Nato Sangali/Studio

Forte se formou Soldado em 2003, no curso que realizou em Porto Alegre. No mesmo ano, começou a trabalhar na cidade de Veranópolis.

— Por escolha, escolhi Veranópolis, mas aleatoriamente. Não sabia nem pra que lado ficava, e acabei dando certo. Escolhi uma cidade que a gente acaba se apaixonando rapidamente. — relembra o começo da trajetória.

Em 2014, mudou-se para trabalhar em Dois Irmãos, município da região metropolitana que lhe deu a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na área de prevenção de incêndio. Trabalhou na equipe por quatro anos, voltando à Veranópolis em 2018.

Na mesma época, realizava a preparação para avançar de cargo e se tornar 2º Sargento. Ainda em 2018, ele concluiu o curso que concedeu-lhe a patente. Na última sexta-feira (22), Forte foi promovido à 1º Sargento. A promoção foi oficializada em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, quando o governo gaúcho promoveu mais de 2.500 servidores da Segurança Pública e sistema prisional.

Veja | Estado oficializa a promoção de 2.540 servidores da segurança pública e do sistema prisional

Leia também:  Nova ponte une Cotiporã e Dois Lajeados com investimento de R$ 3 milhões; 100% dos recursos são da iniciativa privada

— Vou tentar honrar com essa vivência e proximidade com toda a comunidade, sistema político, sistema empresarial. (…) O Comando já era algo que eu almejava, porque eu sou muito proativo. Eu tive uma reunião com todo o meu efetivo e coloquei pra eles que eles preparem a carcaça, porque nós vamos trabalhar muito. A gente vai buscar tudo o que for necessário para nossa comunidade, pra nós termos bons recursos para poder trabalhar. Vamos trabalhar bastante. — finaliza.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Veranópolis atende 12 municípios (Veranópolis, André da Rocha, CotiporãFagundes Varela, Guabiju, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Protásio Alves, São Jorge e Vila Flores) e conta com 17 militares à serviço do Pelotão. Quanto à estrutura, a equipe dispõe de 10 veículos de diferentes tipos para atender todas as demandas de trabalho.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo