Tradições populares marcam devoção à Nossa Senhora de Lourdes

Da bandeira passando nas casas às lembranças em honra à graça alcançada, fiéis manifestam devoção à Santa

Alguns costumes seculares, vindos com os imigrantes italianos e perpetuados por seus descendentes, fazem parte do nosso dia a dia até hoje. O povo que colonizou a região da Serra Gaúcha é conhecido especialmente por sua religiosidade fervorosa, sua crença inabalável e sua devoção aos santos. Os italianos que aqui chegaram no século XIX, por volta de 1875, vieram com sua fé em dias melhores, e, entre os incontáveis traços de sua cultura, destacam-se as festas e festejos que trouxeram em honra aos seus santos.

Nossa Senhora de Lourdes é uma das figuras adoradas pelos fiéis. Em Veranópolis, a devoção ao redor de sua imagem faz com que surjam inúmeros costumes e hábitos como forma de adoração ou gratidão às graças alcançadas. Esses costumes tem explicação folclórica. Folclore é definido como o saber do povo, e esses hábitos estão diretamente ligados à cultura local e a perpetuação entre gerações.

Uma dessas manifestações é o rito da bandeira. A imagem da Santa em bandeira é passada de casa em casa em uma comunidade, percorrendo todos os cômodos da residência, como forma de abençoar a família que ali reside. Se caso há algum doente, amarra-se uma fita no mastro na altura da pessoa, pedindo por saúde.

Bandeira passada no bairro São Peregrino | Foto: Franciele Priori/Rádio Studio

Outra manifestação popular em Veranópolis são os Ex-Votos, um símbolo, ou lembrancinha, em agradecimento à graça alcançada. Junto à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes encontra-se a casinha das orações e agradecimentos, onde muitos veranenses já deixaram quadros, imagens, esculturas, fotografias e outros objetos simbólicos para agradecer o milagre intermediado pela santa. O local é considerado sagrado.

Casa de oração ao lado da Gruta Nossa Senhora de Lourdes recebe os “ex-votos” de fiéis que alcançam graças | Foto: Didio Luzzatto/Studio

Símbolo de fé e busca pelas bênçãos de Nossa Senhora, a água benta é item indispensável na rotina da Romaria dos fiéis. Lembrancinha tradicional nas missas, todos os anos participantes da novena levam a garrafinha entregue no ofertório para suas casas, e, quando tem familiares ou vizinhos doentes, acabam levando para eles também. Rito comum para quem visita a Gruta Nossa Senhora de Lourdes em Veranópolis é beber um pouco da água que verte da fonte interna do santuário.

Água benta entregue como lembrancinha durante a Novena 2023 | Foto: Franciele Priori/Studio

Independente da forma, as manifestações populares em função da religiosidade consagram a crença dos fiéis em Nossa Senhora de Lourdes, tornando o período de festividade em honra a Santa ainda mais especial e intenso, afinal, é no simbolismo de Nossa Senhora que se consolida a fé da comunidade.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo