Instituto oferece 2 mil vagas de formação profissional para jovens no RS; saiba como se inscrever

Inscrições podem ser feitas até 12 de dezembro. Oportunidade é voltada para quem tem entre 17 e 22 anos e já concluiu ou está cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas

O Instituto PROA, organização sem fins lucrativos que oferece formação profissional gratuita a jovens, abriu 2 mil vagas para jovens gaúchos para 2023.

As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de dezembro pelo site da instituição. A oportunidade é voltada para quem tem entre 17 e 22 anos e já concluiu ou está cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e da Secretaria Estadual da Educação (Seduc). As prefeituras de Canoas e de São Leopoldo também apoiam o programa.

Capacitação gratuita com aulas pela internet

Para aproveitar a oportunidade de se capacitar gratuitamente e ser encaminhado para um emprego, basta que os jovens egressos de escolas públicas se inscrevam no PROA. Depois da inscrição, os candidatos passam por uma prova simples de português e matemática. Durante três meses, os estudantes aprovados no PROA cursam uma formação básica gratuita, que inclui aulas de Autoconhecimento, Planejamento de Carreira, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação.

Após essa primeira etapa, eles podem optar por seis trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Análise de Dados, Varejo, Administração, Logística, Promoção de Marcas e UX Design. As aulas são 100% online, pela internet, e, uma vez por semana, os alunos são acompanhados por tutores em aulas remotas ao vivo. Na programação, estão também desafios que promovem a iniciativa e o espírito de equipe.

O Instituto PROA foi fundado há 15 anos com o propósito de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras. Nasceu em São Paulo e já está presente no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul.

Leia também:  Homem é preso após tentar matar duas mulheres e atear fogo em casa no norte do RS

Fonte: G1

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo