Festival Internacional de Folclore de Nova Prata — premiado duas vezes como o melhor do planeta — apresenta sua 18ª edição e traz o mundo de volta à cidade

Com o tema “Baile de Máscaras”, o evento que colocou Nova Prata, o RS e o Brasil na rota dos festivais folclóricos internacionais, quer ver as máscaras mudarem no ritmo que todos merecem.

A festa acontece entre os dias 7 e 11 de setembro e celebra a arte, a dança e a música. Serão

cinco dias de experiência imersiva na cultura, com a participação de 14 grupos internacionais, dos mais diversos países. Oito deles disputam o campeonato, mas todos compartilham o palco com grupos de folclore locais e ao lado do realizador, o Bailado Gaúcho.

Somando todas as edições anteriores, o festival já trouxe mais de 100 delegações estrangeiras, reunindo 480 mil visitantes. A cada ano, uma temática é escolhida, abordando fatos históricos de Nova Prata ou atrelados ao cenário sociocultural do mundo. A pandemia foi o grande fantasma das nossas vidas e da arte nos últimos anos. As máscaras, que antes inspiravam os bailes e abrilhantaram costumes, passaram a ser sinônimo de medo e proteção. Com cautela, está na hora de as máscaras voltarem a ser símbolo de beleza, mistério e alegria. E é para essa experiência que o festival convida: uma festa que nasceu pelo empenho de cada um da comunidade e transformou-se em algo maior que todos.

As tão esperadas noites de espetáculos acontecem no Ginásio Alcides Tarasconi, no bairro Santa Cruz, de quarta a domingo. Durante os dias em que acontece o Festival, o ginásio é transformado numa casa de espetáculos com estrutura completa fazendo jus ao evento e sua magnitude. E é lá que os grupos locais e internacionais se revezam num intenso e dinâmico movimento de ritmos e cores, encantando a plateia diária de mais de 1500 espectadores. Juntam-se a eles, mais de 100 mil pessoas que acompanham ao vivo as apresentações pelas páginas oficiais do evento no Facebook e Youtube.

E o Festival não movimenta só os corações, envolve em paralelo setores da economia que simultaneamente realizam feiras de artesanato, livros, comércio e gastronomia. Somam-se a isso experiências que envolvem todas as escolas e promovem o turismo, projetos sociais, ações solidárias, conferências e celebrações pela paz. Não é disso que o mundo e todos nós estamos precisando? Vem conosco, faça parte desse grandioso “Baile de Máscaras” e divulgue essas boas notícias. Junte-se a essa vivência e inspire os outros a fazerem o mesmo!

www.festivalnovaprata.com.br

O Festival Internacional de Folclore de Nova Prata faz parte da “FIDAF – Federation of International Dance Festivals” desde setembro de 2018, passando tanto a constar no calendário oficial da federação e a integrar o calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul por seu relevante interesse cultural, conforme Lei Estadual 15.094.

. A FIDAF reconhece festivais de elevado nível artístico e que possuam excelente estrutura organizacional, tanto nas atividades para o público quanto ao o que é oferecido aos grupos convidados. Em 2019 e 2020, o festival recebeu o título de melhor festival do mundo e está no páreo mais uma vez por sua edição de 2021.

O FIFNP também é considerado pela Associação de Turismo da Serra Nordeste (ATUASERRA) como o maior evento cultural da Região Turística Uva e Vinho, no Brasil.

Leia também:  Hospital São João Batista homenageia colaboradores e voluntárias por anos de dedicação

Tema de 2022 | BAILE DE MÁSCARAS

A temática norteia a cenografia e a publicidade do evento, além de ser amplamente debatida em escolas, instituições e na imprensa.

“Quando nossa casa ficou escura, as cortinas se fecharam, as luzes se apagaram e o palco ficou vazio. As frias paredes do lugar de tantas alegrias, palmas e cores guardaram no silêncio sólido de sua existência as memórias de outro tempo. Os figurinos voltaram para o armário, os textos ficaram no papel, os acordes perderam o som e aquelas coreografias que animavam e encantavam tantos olhos e corações viraram lembranças.

A festa deixou seu lar no tempo em que tudo ficou escuro. As máscaras ganharam outro sentido, não mais de fantasia ou disfarce, não mais de magia e expectativa, mas de proteção, de medo e de insegurança. Passaram a esconder sorrisos e abafar as vozes. O espetáculo passou a ser apenas um sonho adormecido na imaginação de seus criadores. O povo também se escondeu quando nossa casa ficou escura. Porém, após esse tempo de reticências, pouco a pouco as pessoas começam a se juntar; as famílias voltam a se reunir; o artista reencontra sua arte e a abraça como uma velha amiga.

Cheios de saudade, tornam a caminhar juntos e, como dois iguais, retornam a seu lar. É hora de tirar a poeira, descortinar o tablado, retomar a rotina de testes e criação, pois a coxia está pronta para abrir

seus caminhos. É hora de o público voltar aos seus assentos e a ribalta se acender. Agora é hora de vestir as máscaras de felicidade, aquelas em que o sorriso fica estampado na face de quem as usa e de quem as contempla. É hora de iluminar as pinturas, as esculturas, os gestos e movimentos. Hora de dar volume às notas e aos arranjos que ficaram esquecidos para embalar a retomada da festa.

Após um tempo afastado de seu verdadeiro lar, o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata, em sua décima oitava edição, volta ao seu tradicional palco, rodeado de artistas e espectadores. De 07 a 11 de setembro de 2022,você é nosso convidado para celebrar a arte, a dança e a música em um grandioso Baile de Máscaras.”

O CONCURSO | COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

No concurso internacional de danças folclóricas serão avaliados itens como técnica, figurino, música, coreografia e harmonia, além de impressão geral por uma equipe de jurados com experiência mínima de 15 júris internacionais da FIDAF. Esses avaliadores definem o primeiro, segundo e terceiro lugares, melhor coreografia, melhor figurino, melhor música, e o prêmio especial do júri.

Os grupos disputam entre si em busca do título de Campeão do FIDAF Brazil World Champioship, sendo o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata o primeiro na América a sediar o Concurso.

O público do Festival também tem uma parte fundamental no concurso: durante os dias de competição, os espectadores votam em seus grupos favoritos por meio do site do evento, e o mais votado ganha o “Prêmio de Público”.

Leia também:  Diplomação dos eleitos em Veranópolis destaca nova gestão para 2024

EVENTOS PARALELOS

FEIRA DE ARTESANATO

Instalada em um prédio histórico no centro da cidade, a Feira de Artesanato reúne artesãos de diversas localidades do Brasil e do exterior, contando com espaço para exposição e comercialização de produtos, além de servir de palco para apresentações dos grupos estrangeiros e de artistas locais.

FEIRA  GASTRONÔMICA

Em meio à Praça Central, a Feira Gastronômica é um espaço cultural reservado ao convívio e à confraternização,oportunizando ao público degustar sabores de diferentes etnias enquanto assiste às apresentações artísticas.

FEIRA DO LIVRO

Localizada na Praça Central, a Feira do Livro é um importante espaço para editores e livreiros exporem e comercializarem livros e outras obras culturais, oportunizando ao público o acesso aos catálogos de editoras de renome nacional e internacional. A feira conta com a parceria da UCS para sua organização.

FEIRA DO COMÉRCIO

Em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Feira do Comércio reúne grande número de lojistas da cidade que, durante o evento, estarão reunidos em um espaço, expondo seus produtos, proporcionando descontos, preços especiais e horários diferenciados para a população.

SESSÃO SOLENE

Sessão Solene é a recepção oficial dos Poderes Públicos aos participantes do Festival. Eles são apresentados ao Prefeito Municipal, ao Presidente da Câmara de Vereadores e demais autoridades, oferecendo-lhes presentes de seus países e recebendo, em retribuição, lembranças de nossa cidade.

TURISTANDO

Um dia dedicado ao lazer e ao turismo pelos grupos estrangeiros, visitando os principais pontos turísticos de Nova Prata, Vila Flores e Veranópolis, entre eles o Parque de Águas Termais Caldas de Prata e a Cascata da Usina.

FOLIA NAS RUAS

A dança alegra a cidade durante as tardes, com apresentações dos grupos nas Feiras, nas ruas e na praça, interagindo com a população e com o comércio.

PROJETO ESCOLA

Desde o início do ano letivo, os professores de todas as escolas do município trabalham com seus alunos os aspectos geográficos e socioculturais dos países participantes do Festival. São mais de 4 mil alunos em constante integração com os grupos internacionais por meio das apresentações e de oficinas de danças, enriquecendo culturalmente crianças e jovens de todos os níveis sociais e

econômicos, dando-lhes oportunidade ímpar para conhecerem outras culturas e incentivando hábitos de pesquisa, aprendizado de idiomas e contato com a diversidade humana.

CELEBRAÇÃO PELA PAZ

A Celebração pela Paz acontece na Igreja Matriz São João Batista. Todos os grupos estrangeiros e locais, dentro de suas concepções religiosas, elevam suas orações e agradecimentos em busca de união e fraternidade. Ao final, ocorre o plantio de uma árvore representando a paz entre os povos.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL FIDAF

Desde 2021 o Festival é sede da Conferência Internacional da FIDAF, em que são debatidos temas relevantes aos grupos de dança, festivais e ao contexto sociocultural do mundo todo. Participam dela os representantes nacionais e continentais da FIDAF, os chairmen da instituição, presidentes, coordenadores e integrantes dos grupos de todos os cantos do planeta.

Leia também:  Projeto Pequeno Jardineiro em Nova Prata inicia novas turmas e promove consciência ambiental

PROJETOS SOCIAIS

“O CONTATO COM A ARTE É, COMPROVADAMENTE, EFICAZ NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA.”

Esta é a razão pela qual o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata promove nas noites de espetáculos apresentações em seu palco principal com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Comunitária de Portadores de Deficiência Física (ASCODEF) e o Grupo Novo Milênio, dedicado à terceira idade. Da mesma forma, além de se apresentarem, os grupos internacionais visitam o lar de idosos Madre Gentília, a APAE e a ASCODEF durante o período do evento, em uma interação completa com a comunidade.

AÇÃO SOLIDÁRIA

Com o espírito de união e solidariedade, a organização do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata promove a Ação Solidária para arrecadar doações, mantimentos e outros serviços para ajudar aos que mais necessitam. Serão diversas pessoas e entidades beneficiadas com esse auxílio, para juntos amenizarmos o sofrimento de nossos semelhantes.

ACESSIBILIDADE

O Festival tem buscado se tornar cada vez mais acessível a todos os públicos. O Ginásio Alcides Tarasconi, situado no Bairro Santa Cruz, conta com total acessibilidade para cadeirantes e pessoas com

deficiências motoras, incluindo rampas de acesso, portas com dimensões compatíveis, saídas de emergência sinalizadas e staff de apoio. As transmissões, tanto ao vivo quanto gravadas, contam com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e legendagem.

O evento acessível permite que pessoas do mundo inteiro, independente de idade, condições físicas ou de mobilidade, possam assistir ao evento, vivenciar e sentir toda a magia e o espírito de união do Festival.

Bailado Gaúcho • O REALIZADOR

Com 30 Anos dedicados ao folclore, arte e danças, “Bailado Gaúcho” foi fundado em 20 de setembro de 1992, imbuído da proposta de pesquisar, interpretar e divulgar o folclore

brasileiro em seus mais variados aspectos e nuances, traduzindo a multiplicidade cultural de um país formado por diferentes etnias, ritmos e cores.

Inquieto e criativo, o grupo sempre trabalhou para oferecer o melhor. Com as experiências adquiridas ao longo dos anos e de suas turnês pelo mundo, tornou-se a entidade idealizadora e realizadora do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata com um elogiado modelo de organização, qualidade artística e participação popular.

Desde sua criação, o Bailado Gaúcho, promove e participa de eventos em âmbito municipal, estadual e internacional, com destacadas participações em festivais de folclore no próprio Brasil, na Argentina, Paraguai, Uruguai, Itália, Chile, México e Rússia. Possuindo mais de 80 dançarinos em seus quatro corpos de baile, sempre honrou e projetou positivamente o nome de Nova Prata para o Brasil e para o mundo.

No ano de 2002, em seu décimo aniversário, o Bailado Gaúcho recebeu da Municipalidade a Declaração de Utilidade Pública, em reconhecimento ao seu trabalho em prol dacultura e da divulgação de Nova Prata. Em 2022, o Bailado Gaúcho completa 30 anos de Folclore, Arte e Danças!

A Studio TV esteve presente no lançamento, confira no topo da notícia a reportagem com os organizadores.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo