Cotiporã recebe reunião do Termas e Longevidade

O grupo gestor do Roteiro Termas e Longevidade realizou reunião na tarde da quarta-feira, 25 de maio de 2022, em Cotiporã, para tratar de alinhamentos para o segundo semestre do ano. Patrícia Gabriel, secretária de turismo e Cultura de Cotiporã e Coordenadora Geral do Roteiro, e Gisele Martins, turismóloga de Veranópolis, iniciaram as apresentações das principais ações do Roteiro Termas e Longevidade ao prefeito de Cotiporã, Ivelton Mateus Zardo.

O prefeito Ivelton falou do apoio da administração municipal ao desenvolvimento do turismo, bem como da articulação realizada desde antes de 2018 para a criação da Rota Turística Águas e Vales, que foi essencial para iniciar o asfaltamento da estrada que liga Cotiporã a Dois Lajeados.  

Jorge Capelari, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Nova Prata, fala dos avanços perceptíveis do turismo na Região Uva e Vinho, bem como da importância do grupo gestor do Roteiro Termas e Longevidade, para a permanência e continuidade das ações, já que a prestação do serviço público sofre alteração a cada quatro anos, em função das trocas da administração municipal.

Jones Puton, guia de turismo de Cotiporã, apresenta ao grupo gestor as novas opções de trilhas e caminhadas em meio às paisagens da cidade. A caminhada “Túnel Verde” é feita em meio a colônias com pomares de pêssegos, caqui, cítricos, e mata de araucária. A Caminhada “Morro do Céu” é um passeio em meio às videiras e mata, com parada ao mirante natural com vista ao vale do Rio das Antas. Já a Caminhada “Cachoeira Encantada” oferece passeio até a queda da cachoeira, com vista lateral e frente para contemplar sua beleza natural. No local, piscinas naturais propiciam belas fotos instagramáveis. Para finalizar, a caminhada “Trekking das Lontras” faz passeio em  meio a mata ciliar. Aves da fauna local como surucuá-variado e lontras são algumas das espécies vistas para contemplar, cachoeiras e piscinas naturais complementam a experiência.

Leia também:  Instalação de tubulação de águas pluviais na comunidade Campinho em Vila Flores

Na oportunidade, o grupo gestor também definiu a data do 3º Festival Gastronômico do Termas e Longevidade, que será realizado de 14 até 23 de outubro. O evento, que iniciou em 2020 com o objetivo de estimular a retomada dos estabelecimentos afetados pela pandemia do Covid 19, viu em 2021, um crescimento de 25% nos participantes, assim como o intercâmbio cultural entre as etnias presentes na região. Para 2022, a expectativa é novamente um crescimento de cerca de 20% na adesão.

Estavam presentes no dia a Secretária do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Nova Prata,  Veridiana Valar Ciotta, assim como Eliana Capellari e a turismóloga Tatiana Antoniolli Bolsoni; o Secretário de Turismo, Cultura e Desporto, Roberto Prigol, e Micleia Stella, e Simone Dalacort , proprietária da Pousada Vó Santina, de Protásio Alves; a Secretária de Turismo e Cultura Diana Alessio Tomiello e a turismóloga Gisele Martins, assim como o guia de turismo, Toni Formaiari de Veranópolis; a secretária de turismo de Cotiporã, Patricia Gabriel e o guia de turismo, Jones Puton; a coordenadora de turismo de Vila Flores, Makielen Zandoná Ceccato e a Diretora Cultural, Andressa Conte; Beatriz Paulus, diretora executiva, Liliane Sene, assessora de comunicação e Paula Fogaça, assessora de arquitetura da Atuaserra.
Fotos: Assessoria Termas e Longevidade.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo