Saudade do frio? Então prepare o cobertor

Duas novas massas de ar frio vão alcançar o Sul do Brasil em sequência nos próximos dez dias, mantendo a temperatura baixa ou amena que se registrou durante a primeira semana deste mês e encaminhando maio para terminar com temperatura abaixo da média histórica em diversas cidades do Sul do Brasil, segundo a Metsul.

Com isso, o clima de outono está definitivamente instalado na região com temperatura dentro do padrão que se pode esperar para esta época do ano na região.Na primeira semana de maio, as mínimas ficaram perto da média do Centro para o Sul gaúcho e acima da média na maior parte das áreas entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná.

As máximas, por sua vez, estiveram abaixo da média na maior parte do Sul do Brasil.

Um reforço de ar frio é esperado nesta semana no Rio Grande do Sul, o que vai manter os dias dos gaúchos bastante amenos e com temperatura agradável durante a tarde.

Esta incursão de ar frio é bastante fraca e terá como efeito muito mais a manutenção das marcas amenas do que trazer temperatura muito baixa.

Frio vem aí

A segunda massa de ar frio chega na metade deste mês e deve ser de maior intensidade.

Modelo europeu em sua projeção da madrugada de hoje indica que esta nova incursão de ar frio seria de trajetória continental e atingiria não apenas o Sul do Brasil e chegaria também ao Centro-Oeste e ao Sudeste entre os dias 15 e 16 deste mês.

Esta segunda massa de ar frio de momento é uma mera possibilidade estimada por projeções de computadores dos modelos numéricos e apenas os dados dos próximos dias poderão vir a confirma-la e sua intensidade, mas pelos dados de hoje traria as menores mínimas até agora no ano em muitas cidades.

Leia também:  Brigada Militar resgata cães vítimas de maus-tratos em Seberi

Na saída do modelo europeu do começo deste domingo pela primeira vez apareceu neste ano o indicativo da linha de temperatura de 0ºC em 850 hPa (a 1.500 metros de altitude e não em superfície) aparecendo na região de Porto Alegre e na maioria das cidades gaúchas.

Se tais projeções se confirmarem, as mínimas na terceira semana do mês serão as mais baixas até agora no ano na esmagadora maioria dos municípios e geada deve se formar em cidades que ainda não tiveram a ocorrência do fenômeno em 2022.

As informações são da MetSul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo