Câmara aprova projeto que pode utilizar ondulações ecológicas ao invés dos tradicionais quebra molas de asfalto no trânsito

Foi aprovada, por unanimidade, na sessão da Câmara de Vereadores de Veranópolis da última segunda-feira, 14 de fevereiro, a indicação nº 003/2022, de autoria do vereador Cristiano Valduga Dal Pai, que sugere a utilização na “necessidade” de ondulações transversais ecológicas ao invés das tradicionais lombo faixas ou quebra molas de asfalto.

A indicação propõe que a Secretaria de Infraestrutura adote a ideia, no que tange a segurança no trânsito com a instalação das tradicionais lombo faixas e quebra molas. O objetivo principal é modernizar a segurança das ruas do município que possuem a necessidade da ferramenta, baixar custo de manutenção por parte do poder público, e ser um produto ecológico.

O autor do projeto, em seu espaço de manifestação durante a sessão, explicou que as ondulações transversais ecológicas já estão presentes em outros municípios e explicou seu funcionamento. “As ondulações são de encaixes, colocadas sobre a pista de rolamento. Produzidas de uma forma ecológica, sem o uso do asfalto, elas não tem o custo de manutenção e a grande vantagem é que elas podem ser deslocadas. Ou seja, se ela não atingir seu objetivo em um local da avenida, o local pode ser repensado. (…) Ele vem acrescentar o que o nosso município precisa, que é uma revitalização na sinalização de trânsito. São exemplos positivos que podemos seguir“, defendeu.

Além disso, na justificativa da indicação, Dal Pai esclarece que “essa formatação de lombada atende a todas as resoluções do CONTRAN e propicia um melhor retorno, tanto para condutores, pedestres e Administração Pública, devido a facilidade de instalação e de manuseio e a baixa manutenção”.

Ainda durante sua manifestação, o vereador mencionou que há uma dificuldade de aprovar as solicitações da Câmara junto ao Conselho Municipal de Trânsito de Veranópolis, que atende poucas indicações dos edis, mas que eles seguirão trabalhando para implementar as ideias que podem beneficiar a comunidade.

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Após a aprovação, a indicação segue para o Executivo, devendo ser pauta de reuniões do Conselho Municipal de Trânsito para análise.

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