Projeto para destinação de resíduos sólidos tem primeira reunião de trabalho
Na quarta-feira, 03, aconteceu a primeira reunião de trabalho do projeto RS UP, da Universidade de Caxias do Sul, para tratamento de resíduos sólidos, na própria universidade, em Caxias do Sul.
O Chefe de Gabinete, Doádi Brena e o Secretário de Urbanismo, Ambiente e Mobilidade Urbana, Felipe Fochesatto, representaram Nova Prata, nesse encontro do projeto, no qual também participaram outros 33 municípios.
Conforme Doádi, o encontro estabeleceu a metodologia para que os municípios coletem as amostras de resíduos para uma caracterização posterior a sua análise. O objetivo é realizar estudos a fim de produzir energia elétrica a partir da digestão de resíduos orgânicos e pirólise (degradação por energia térmica) dos resíduos secos.
Num futuro, o que hoje chamamos de lixo, poderá se tornar um produto de valor agregado, porque, além de ter uma destinação adequada, que é o objetivo do projeto, poderemos também ter um retorno destes resíduos, quer na forma de energia, quer na forma de fertilizantes, dando a possibilidade de fomentar a nossa agricultura orgânica com adubos advindos através da compostagem, ressalta Doádi.
Foto: divulgação/UCS