Perfil falso nas redes sociais pede doações à população de Veranópolis
Um fato ocorrido nas redes sociais chamou a atenção da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade de Veranópolis. Nos últimos meses, um perfil no Facebook vem frequentemente solicitando, por meio de uma história sensibilizante, doações à comunidade veranense. Porém, com um olhar atento, a pasta identificou ser um perfil falso.
Desde o ano passado a equipe monitora a situação, sendo que já foram criados quatro perfis para tal finalidade, pela mesma pessoa, como conta a secretária Fabiane Parise. Segundo ela, o perfil foi contatado, para que a secretaria também soubesse da realidade e das necessidades da pessoa, a fim de ajudar. No contato, foi possível ouvir a história por trás das doações.
Eram solicitadas roupas, comida e até dinheiro, alegando que um familiar estava internado em um hospital de São Paulo, para uma cirurgia com valor elevado. A situação foi averiguada pela secretaria, que buscou se inteirar sobre o caso, comprovando que as doações não tinham fundamento, sendo que a responsável não encontra-se em situação de vulnerabilidade, conforme alegado.
A secretaria esclareceu o fato e alerta a comunidade para atentar a esse tipo de situação, sendo que a melhor maneira de se certificar da veracidade dos casos de doações é contatar o setor da assistência social, responsável por auxiliar nesse tipo de ocasião. O caso foi encaminhado ao Ministério Público e aguarda andamento.