Usina hidrelétrica será instalada no Rio da Prata entre Veranópolis e Nova Roma do Sul

Com investimento estimado em cerca de R$ 300 milhões, a UHE Foz do Prata terá potência instalada de 49,3 MW com característica de PCH

A direção da Creral, cooperativa de energia com sede em Erechim, apresentou ao poder público de Veranópolis, na manhã da quinta-feira, 24 de junho, o projeto de uma nova usina a ser construída na serra gaúcha: a UHE Foz do Prata. Na oportunidade foram feitos esclarecimentos sobre o empreendimento, que será construído no Rio da Prata, entre os municípios de Veranópolis e Nova Roma do Sul.

O presidente da Creral, Alderi do Prado, explicou que UHE Foz do Prata terá potência instalada de 49,3 MW com característica de PCH, sendo que na casa de força principal serão 45 MW e na casa de força complementar junto ao pé do barramento serão mais 4,3 MW.

Com investimento estimado em cerca de R$ 300 milhões, o projeto já está com o termo de referência do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIARIMA) aprovado na FEPAM e neste mês o órgão emitiu a autorização para manejo da fauna silvestre.

– Com esta autorização já podemos começar o levantamento a campo e até abril de 2022 pretendemos protocolar na Fepam a solicitação da licença prévia (LP), complementa Alderi.

Informações: Creral

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Um Comentário

  1. Pelo custo ambiental a energia deveria ser de graça para Veranópolis ou no mínimo a Ceran custear obras de infra estrutura entre elas, tratamento de esgoto que é zero atualmente. Geram meia dúzia de empregos mas promovem várias alterações nos cursos naturais dos rios vamos pagar muito caro nos próximos anos com mudanças irreversíveis no clima da região. Para quem ficou feliz fora o Prefeito, pensem nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo