Apenados fazem greve de fome no Presídio Estadual de Guaporé

Entre os motivos para a recusa na alimentação estão pedidos para vacinação contra a Covid-19 e retorno das visitas

Segundo a Rádio Aurora de Guaporé, apenados que cumprem pena no Presídio Estadual de Guaporé iniciaram na manhã da segunda-feira, dia 3 de maio, uma paralisação com greve de fome.

De forma silenciosa e apenas comunicando os agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) sobre a medida, os detentos permanecem dentro das celas e recusaram-se a receber o café da manhã e as demais refeições que serão servidas ao longo do dia.

Sem nenhuma liderança específica nas galerias masculina e feminina, os apenados informaram que há dois pontos cruciais para a tomada da decisão. Eles reivindicam a aplicação de doses da vacina contra o coronavírus (Covid-19) e o retorno das visitas presenciais dentro da casa prisional. As visitas estão suspensas há cerca de um ano, em virtude das medidas para evitar a disseminação do vírus elaboradas em Norma Técnica pela Secretaria da Administração Penitenciária e Susepe. As famílias só podem entregar sacolas com alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal para os agentes da Susepe que, posteriormente, repassam para os apenados.

A direção do estabelecimento penal, sob coordenação de Alex Pacheco, informa que o manifesto dos detentos está dentro da normalidade.

“Nos informaram apenas que permaneceriam nas celas e não iriam realizar as refeições. O protesto ocorre de forma pacífica e não há previsão de término”, disse.

O Presídio Estadual de Guaporé, que prossegue interditado conforme decisão do Poder Judiciário – Vara de Execuções Criminais Regional de Caxias do Sul, conta com uma população carcerária de 174 apenados, sendo deste total, 158 homens e 16 mulheres.

O movimento também tem adesão de outros apenados de prisões do estado e a greve de fome deverá perdurar até que o Estado se posicione sobre o assunto.

Leia também:  Incêndio em Guaporé destrói depósito de resíduos e mobiliza bombeiros por quatro horas

Informações Eduardo Cover Godinho da Rádio Aurora de Guaporé.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo