Banco de Sangue e Hemocentro de Caxias do Sul necessitam de doação de sangue
Neste dia 25 de novembro celebra-se, no Brasil, a data dedicada ao doador de sangue. Este dia, em 2020, passa-se em meio a pandemia, que acabou por tornar ainda mais escasso o número de doadores. Nos locais que fornecem bolsas para Veranópolis – Hemocentro e Banco de Sangue de Caxias do Sul – os estoques estão criticamente baixos.
Para entender a relevância de uma simples doação, cada coleta pode auxiliar cerca de quatro pacientes. Além disso, o ato é seguro, mesmo em meio a pandemia, pois as medidas de segurança e higiene estão sendo seguidas.
Em Veranópolis, infelizmente, não é possível doar, apenas em Caxias do Sul, todavia, a secretaria de saúde veranense disponibiliza transporte para quem quiser realizar o ato e, todo ano, um ônibus do hemocentro dirige-se até o município, para um mutirão. Neste ano, entretanto, por conta da pandemia, esse “dia d” não foi realizado.
Uma das responsáveis pelo laboratório de Veranópolis, Elisa, afirmou para a nossa reportagem a necessidade do apoio da população, reforçou o fato de que doar é um gesto de amor e, também, relembrou que se todos fizerem a sua parte, nunca irá faltar.
Um exemplo real da importância da doação é a história de Ailana Cioto, que teve sua vida salva, em um momento delicado, por conta do sangue que recebeu. Clique aqui e leia a reportagem feita sobre a jovem.
Além disso, é importante ressaltar que há algumas regras que delimitam a doação de sangue no Brasil, clique aqui, acesse o site do Ministério da Saúde, e saiba quem pode ou não praticar o ato.