Importância da doação de sangue: a possibilidade de salvar uma vida

A doação de sangue é muito importante e salva a vida de muitas pessoas diariamente. No Rio Grande do Sul, o número de doadores caiu nos últimos anos, e o Hemocentro de Caxias de Sul, referência para Veranópolis, está precisando, fortemente, de doações neste momento. Diante disso, é imprescindível que a população faça sua parte.

Por conta deste cenário, a reportagem da Studio conversou com Ailana Cioto, jovem que precisou de doação de sangue após um acidente e, atualmente, recupera-se, principalmente por ter tido as bolsas necessárias disponíveis quando precisou.

O acidente

No dia 12 de maio de 2019, na cidade de Vila Flores, Ailana sofreu um acidente de carro. Ela foi encaminhada ao Hospital Tachini, de Bento Gonçalves, em estado grave com diversas fraturas pelo corpo e complicações nos órgão vitais.

As cirurgias: o sangue salvando a vida

A jovem realizou, ao total, onze cirurgias, sendo necessário, em todas, a transfusão de sangue, por conta de hemorragias.

Os médicos, afirmou, sempre deixavam claro a necessidade de haver sangue compatível com a paciente disponível, para que, em caso de complicações, estivesse “tudo em mãos”.

O papel dos doadores

Neste momento, o de necessidade de transfusão de sangue nos procedimentos, Ailana atesta que entrou a importância dos doadores, isto porque, a cirurgia apenas pode ser realizada quando estiverem bolsas disponibilizadas. No caso dela, como houve diversos doadores que fizeram o bem, ela logo pode fazer os procedimentos.

Sobre estes indivíduos afirmou que, “se não fossem pessoas de bem, pessoas que reservaram um tempinho da sua vida para fazer sua doação, talvez eu não estaria aqui hoje […] tão forte, tão feliz e tendo me recuperado tão bem”.

Leia também:  Nova Prata realiza transmissão de cargo: Umberto Carnevalli assume como prefeito

Fazer o bem

Assim que Ailana recuperou-se e retornou para Veranópolis, refletiu muito sobre a importância da doação. Sobre esta última, afirmou que “salvou minha vida”.

Diante disso, mesmo que ela não pudesse doar, mobilizou-se para que fosse possível realizar a devolução das bolsas de sangue que utilizou, por meio de familiares e amigos. Diante desta determinação, conseguiu doar uma bolsa a mais do que precisou, demonstrando o engajamento.

A gratidão aos doadores

Por fim, Ailana hoje recuperada, deixou um recado emocionante para as pessoas que fazem o belo gesto de doar sangue e, consequentemente, salvar vidas. Confira:

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo