Operação do 1º BRBM, no feriadão de Páscoa, flagra veículos trafegando em excesso de velocidade em rodovias estaduais
A ação foi realizada entre os dias 9 e 12 de abril deste ano, nas rodovias que compreendem a área de atuação do batalhão, resultando na fiscalização de 1.210 veículos, dos quais 452 foram autuados pelo cometimento de diversas infrações.
Segundo o Comandante do Batalhão, Major Marco Antônio dos Santos Morais, a operação consistiu, também, na fiscalização, através de radares móveis, em locais que, segundo análise técnica, apontaram trechos com maior criticidade de acidentes de trânsito, e que, por isso, demandam uma atuação mais rigorosa pela Brigada Militar. Tanto que tivemos no período 1.314 infrações flagradas pelos aparelhos por excesso de velocidade.
Em um dos casos, na ERS 342, em Cruz Alta, um veículo trafegava a 154 Km/h e outro, na região da cidade de Santa Rosa, na ERS 344, a 155 km/h, locais onde o limite máximo de velocidade para veículos leves é de 80 Km/h. Importa destacar que a punição para essa infração é multa e suspensão do direito de dirigir.
Para o Comandante, a imprudência dos condutores, muitas vezes demonstrada pelo excesso de velocidade, é uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil. A velocidade inadequada reduz o tempo disponível para uma reação eficiente em caso de perigo, além de que quanto maior a velocidade maiores serão as consequências em caso de um acidente.