Caça ao Leitão em Nova Petrópolis é proibida pela justiça

Segundo o Portal O Diário, uma das principais atrações da 20ª Festa do Leitão, que será realizada neste domingo, 24, não ocorrerá. A tradicional Caça ao Leitão foi proibida na tarde desta sexta, 22, pelo Desembargador Carlos Roberto Lofego Caníbal.

O pedido de proibição partiu da ONG União Pela Vida – UPV, de Porto ALegre, contra o Município de Nova Petrópolis e a Associação Cultural e Esportiva Concórdia de Linha Imperial.

O pedido havia sido indeferido em primeira instância. A UPV, então, recorreu ao Tribunal de Justiça, que acatou a decisão. A medida liminar proibiu a atividade durante o evento, ou qualquer outra data, caso seja transferido.

Se a decisão for descumprida e a Caça for realizada, haverá uma multa de R$ 50 mil a cada vez que a atividade for realizada, além de configurar crime de desobediência por parte do Prefeito Municipal, Regis Luiz Hahn, o Lelo, e demais responsáveis pelo evento.

O Desembargador também determinou que seja expedido mandado de acompanhamento e fiscalização durante o evento. Em sua decisão, o magistrado entendeu que a atração configura crueldade contra os animais.

“Muito embora não seja objetivo da atividade submeter os animaizinhos a sofrimento, não se tem dúvidas de que o simples ato de persegui-los, caçando-os a qualquer preço, impondo-lhes agonia e pavor, por si só se caracteriza como de uma crueldade imensa”, disse.

A Caça ao Leitão não visa abater o animal, é uma corrida em que vence quem conseguir capturar primeiro o suíno. O vencedor fica com o leitão como prêmio. Sobre isso, Caníbal ressaltou que tal ato é cruel e serve apenas para o prazer dos competidores.

“Crueldade esta que lhes é imposta pelo homem pelo mero prazer, pelo orgulho de ser ‘aquele que conseguiu apanhar o leitão antes de todos’. Com isto, ocasionam ao pobre animal sofrimento gratuito – não apenas porque os agarram de qualquer forma, por qualquer parte do corpo […], mas também porque lhes causam sofrimento psíquico, aguçando seu instinto de fuga, de sobrevivência”, afirmou.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo