Veranópolis e Cotiporã se unem a projeto para valorizar a língua Talian

Na sábado, 12 de abril, os municípios de Veranópolis e Cotiporã receberam o convite para integrar o projeto “Nos 150 Anos da Imigração, um Esforço para Salvar a Língua Talian”, iniciativa contemplada pelo Edital SEDAC PNAB RS – 31/2024 – Memória e Patrimônio, que será desenvolvido ao longo de 2025.

Durante a visita da representante do projeto, Carla Todeschini Sasso, foram recebidos o prefeito de Veranópolis, Cristiano Valduga Dal Pai, a diretora de Cultura, Diana Alessio, o prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, e o vice-prefeito, Dener Zanella.

Com foco na preservação e valorização da língua Talian, herança dos imigrantes italianos no estado, o projeto oferecerá o curso online “Talian in Fameia”, promovido pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). As aulas terão início no dia 6 de maio e encerramento em 21 de outubro, com inscrições abertas até 30 de abril.

Um dos diferenciais é o formato coletivo de aprendizado: com apenas uma inscrição no valor de R$ 143,00, toda a família pode participar das aulas, tornando o conhecimento acessível e inclusivo.

Os interessados podem se inscrever através do link: 📌 https://sou.ucs.br/inscricoes/formulario/talian-in-fameia-edicao-2025-ext036312

A adesão de Veranópolis e Cotiporã ao projeto demonstra o compromisso dos municípios com a valorização da identidade cultural e linguística de seus povos, preservando as raízes e fortalecendo a história para as próximas gerações.

Sair da versão mobile