A Diocese de Caxias do Sul celebra com alegria a data da ordenação diaconal do seminarista Eduardo Cantelli, de 26 anos, natural de Bento Gonçalves. A ordenação acontecerá no sábado, 26 de abril, às 10h, no Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves, local de grande significado para o jovem, já que foi onde seus pais se casaram e onde ele próprio recebeu o sacramento do Batismo.
A celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon. O jovem seminarista escolheu como lema de sua ordenação a passagem bíblica dos “Discípulos de Emaús”, do Evangelho segundo Lucas: “Reconheceram-no ao partir o pão” (cf. Lc 24,35). Este versículo guiará o serviço diaconal de Eduardo Cantelli, que se prepara para esse importante passo em sua vocação religiosa.
Conheça um pouco mais do seminarista Eduardo Cantelli
Nascido em novembro de 1998, na comunidade São Pedro dos Caminhos de Pedra, Eduardo Cantelli iniciou sua jornada vocacional em 2014, ao ingressar no Grupo Vocacional de Bento Gonçalves. Este grupo tem a missão de apoiar jovens em sua busca por vocações religiosas, proporcionando encontros de formação, integração e discernimento.
Em 2017, Eduardo iniciou o curso Propedêutico no Seminário Maior São José, em Caxias do Sul, e continuou sua formação na mesma instituição entre 2018 e 2020, no período de Discipulado, onde também cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS). De 2021 a 2024, ele residiu no Seminário Maior São João Batista, em Viamão, e concluiu seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Durante o ano do Propedêutico, Eduardo atuou na Pastoral da Saúde no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, e também no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. Nos anos seguintes, ele colaborou com a Pastoral Vocacional e esteve presente na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, tanto no bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul, quanto no centro de Farroupilha. Em 2023, Eduardo teve uma experiência missionária na Arquidiocese de Manaus e na Diocese de São Gabriel da Cachoeira.
Atualmente, em 2025, ele está em sua etapa de síntese vocacional, auxiliando na Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul.