O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), foi alvo de críticas nesta quinta-feira, 17 de abril, após apresentar três novas ambulâncias do SAMU 192 sem agradecer diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo repasse federal. A repercussão foi iniciada por um vídeo publicado nas redes sociais do secretário especial para apoio à reconstrução do RS, Maneco Hassen (PT), e compartilhado pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT).
“Amnésia seletiva”, escreveu Maneco, referindo-se à falta de reconhecimento por parte do prefeito. “Lula governa para todos, sem distinção”, completou o secretário.
O prefeito Diogo rebateu as críticas em vídeo, alegando que os recursos usados para a aquisição das ambulâncias pertencem aos contribuintes. “O dinheiro dos impostos é do cidadão — não é do prefeito, do governador ou do presidente”, afirmou.
Além disso, Diogo ressaltou que o município arcará com mais da metade dos custos da saúde pública local, destacando a desigualdade na distribuição dos recursos federais: “De cada R$ 100 enviados a Brasília, retornam apenas R$ 19 aos gaúchos”, argumentou.
Em sua fala, o prefeito agradeceu diretamente à população:
“Se faltou um agradecimento, ele é para você, que paga imposto e ajuda a manter a saúde pública, mesmo com todas as dificuldades. Ao senhor, à senhora, ao aposentado e a todo mundo que tá fazendo um pouquinho pelo Brasil. Muito obrigado, viu, meu cidadão.”
As três ambulâncias — duas básicas e uma avançada — foram entregues na base do SAMU no bairro Botafogo e agora integram a frota do município, que passa a contar com oito veículos. Os projetos para aquisição foram inscritos pela Prefeitura de Bento Gonçalves em 2021 e 2023.